Mais
×

Faça você mesmo: Cortinas de varanda

Fazer cortinas de varanda oferece uma oportunidade para personalizar a entrada de sua casa. Projetando tratamentos de janela permite que você personalize a cor, tecido e estilo para se adequar à varanda e ao seu gosto. Priorize a sombra, o isolamento, a privacidade, a luz e a visão ou uma combinação destas características. Torne a varanda confortável e completa com um conjunto de cortinas caseiras.

Cortinas marfim permitem a entrada da luz solar (window curtains image by Aaron Kohr from Fotolia.com)

Maximize a entrada de luz

Para manter a varanda iluminada, escolha um tecido que permite que a luz passe. Escolhas eficazes incluem musselina ou gaze de algodão. Cores naturais em tons claros funcionam bem para maximizar a luz solar na varanda. Escolha marfim, verde, bege, amarelo, azul, rosa ou laranja.

O site Martha Stewart apresenta uma reforma de uma casa de fazenda com cortinas brancas caseiras simples penduradas em uma cavilha pintada.

Criar cortinas da varanda com um efeito transparente preserva uma vista do pátio. Uma técnica para aumentar a vista através das cortinas envolve fazer as cortinas apenas um pouco mais largas do que as janelas para que fiquem menos onduladas.

As telas planas criam um efeito de espaço, permitem que mais luz passe por elas e fornecem máxima visibilidade do exterior. Cortinas de gaze planas permitem monitorar as crianças enquanto brincam ou observar beija-flores sem perder o efeito de filtragem, mantendo a privacidade.

Você pode emparelhar cortinas semi transparentes com persianas para aumentar o isolamento e privacidade, mesmo com cortinas que permitem a passagem de luz durante o dia.

Cortinas de tela

Você pode fazer cortinas de tela para proteger uma varanda aberta de insetos e pássaros. Tecido de tela, ou sombrite, permite a passagem de brisas e reduz o brilho.

Com uma cortina de tela, a família pode desfrutar de refeições na varanda com menor risco de vespas, abelhas e outros visitantes indesejados.

Este projeto envolve a medição da distância do teto da varanda até o assoalho e ao longo da frente e dos lados da varanda. Trilhos de teto, ferragens para pendurar cortina, tela e sombrite estão disponíveis em lojas de bricolagem. Clipes, velcro ou ímãs funcionam para manter as cortinas juntas, e você pode colocar pesos de pesca nas bainhas para que as cortinas de tela se mantenham retas e fiquem no chão mesmo com o vento.

Cortinas econômicas e sem costura

Lençóis lisos podem ser uma opção de tecido barato para as cortinas da varanda. Lençóis dos tamanhos king ou queen fornecem uma grande quantidade de tecido. A bainha da ponta do lençol funciona bem como um canal para passar uma haste de cortina.

Verifique a mesa de restos em lojas de tecido para encontrar tecido barato para sua cortina de varanda. Os retalhos são pedaços de tecido novo do final de um rolo de tecido.

Aqueles que preferem não costurar podem comprar fita termocolante em uma loja de tecido ou loja de departamentos. Com este produto, tudo que você tem a fazer é passar a bainha onde você a quiser e a fita termocolante se transforma em adesivo, segurando-a no lugar.

Você também pode usar anéis de cortina de pressão. Com estes métodos, mesmo alguém que nunca tenha feito cortinas pode criar cortinas de varanda atraentes em uma tarde sem fazer um ponto de costura.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article