Cálculo de treliças de coberturas de aço

Treliças de aço na forma básica triangular

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Treliças de aço padrões são feitas de aço galvanizado em formato de "U". Essa forma garante ao aço a sua resistência, e não o peso do mesmo. Treliças de aço são geralmente formadas por uma série de triângulos dentro de um triângulo maior. A barra superior dele, chamada de perna, é comprimida e recebe esforços no topo do telhado e os transmite nas suas extremidades, nas laterais. A barra inferior, chamada de tirante, é tracionada para resistir esforços externos. Os triângulos menores que formam o interior da treliça dão à mesma estrutura e rigidez.

Princípios das treliças de aço

Para calcular a melhor treliça de aço para a cobertura, você precisa saber se a mesma será usada para cobrir um depósito ou um espaço habitável, além dos detalhes arquitetônicos, assim como o tamanho dos beirais e sofitos. A inclinação do telhado pode influenciar na escolha do tipo apropriado de treliça. As normas de construção em áreas suscetíveis a terremotos ou ventos fortes e furacões podem limitar o projeto e aumentar o custo de uma treliça de aço. O número e tamanho das aberturas de janelas e portas pode aumentar a pressão interior da edificação quando ocorrem ventos fortes.

Considerações de projeto

Treliças de coberturas mais altas utilizam mais aço, portanto pesam mais e custam mais caro. Telhados muito inclinados transferem mais esforço lateral às paredes, porque possuem mais área superficial sujeita ao vento. Uma inclinação muito baixa reduz as possibilidades de uma cobertura de telhado apropriada. Você não deve aplicar telhas asfálticas em um telhado que se eleve menos de 25 cm para cada 1 m da cobertura (ou 25%). Você pode espaçar as treliças em cerca de 80 centímetros se o forro for feito de compensado de 2 cm, mas pode espaçar em cerca de 120 cm se o forro for de metal. Chapas mais grossas vão dar mais rigidez à treliça e diminuir seu peso.

Treliças e sótãos

Se uma treliça suporta um sótão, as vigas do piso devem ser capazes de acomodar uma carga viva entre 100 e 240 kg por metro quadrado. Uma cobertura de aço que suporta um sótão pesa cerca de duas vezes mais que a mesma treliça que não suporta. Uma treliça de 15 m sem um sótão vai pesar aproximadamente entre 135 a 160 kg. A mesma cobertura com um sótão pode pesar de 270 a 320 kg.

Treliças convencionais e pré-fabricadas

Algumas treliças pré-fabricadas utilizam aço mais leve para suas barras de modo para atender requisitos de carga de cobertura. Elas são geralmente mais baratas do que as treliças de aço convencionais (que são mais pesadas), mas são mais difíceis de se instalar e podem não ser tão rígidas. Se você precisa realizar reparos em uma treliça pré-fabricada, deve se dirigir ao fabricante.

eHow Brasil
×