×
Loading ...

Faça você mesmo: frisos para paredes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os frisos são uma bela adição para qualquer parede e dão a um cômodo simples uma aparência mais cara. A contratação de um carpinteiro para instalá-los pode ser cara, mas você não tem que ser um profissional para isso. Com um bom planejamento e as ferramentas certas, um proprietário comum pode facilmente instalar os frisos nas paredes.

Você não tem que ser um profissional para instalar os frisos (Image Source/Photodisc/Getty Images)

Desenhe um esboço

Meça a parede para a área que você deseja instalar o friso e desenhe um esboço no papel ou no computador com as dimensões exatas da parede. Decida o layout que você deseja. Você pode ter um friso ou vários. Eles podem formar quadrados ou outras formas, dependendo da sua criatividade e suas habilidades em carpintaria. Delineie onde eles ficarão e determine o local exato da sua instalação. Lembre-se de incluir a largura do friso nos cálculos ou a estrutura não ficará centralizada.

Loading...

Prepare e corte as peças

É mais fácil preparar a madeira antes de instalar. Selecione a madeira para o seu projeto e lixe-a até que fique com uma aparência lisa. Finalize pintando ou envernizando na cor escolhida. Certifique-se de que o friso esteja completamente seco antes de cortá-lo ou a tinta pode lascar.

A maneira mais precisa e eficiente para cortar o friso é com uma serra de esquadria ou de mesa equipada com um guia de corte. Defina a serra ou o guia no ângulo desejado e corte cada pedaço de acordo com as medidas em seu layout. Ao finalizar os cortes, monte as peças em uma superfície plana para garantir que as juntas se encaixem corretamente.

Instale e finalize as peças

Usando o seu layout, meça a parede e marque o local para a primeira peça. Use um nível para garantir que esteja reta. Se elas forem quadradas, use um esquadro para certificar-se de que estejam em um ângulo perfeito de 90 graus. Uma pistola de pregos é a melhor ferramenta para prender as peças na parede. Ela reduz a possibilidade de fendas na madeira e elimina a necessidade de retocar as marcas do martelo.

Preencha os buracos dos pregos com massa de madeira e deixe secar. Quando a massa estiver seca, lixe as áreas preenchidas até que fiquem homogêneas e retoque a área com a tinta ou o verniz selecionado. Vede as bordas da peça para selar todas as aberturas. Se há lacunas onde os cantos se conectam, preencha com qualquer massa ou selante.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...