×
Loading ...

Faça você mesmo: Gaiola de passarinho

Criadores de pássaros necessitam de um grande número de gaiolas para separar os pais ou os filhotes recém-nascidos. As gaiolas industrializadas são boas, mas custam caro. As gaiolas de fabricação própria são baratas e permitem ajustar o tamanho às suas necessidades. Feitas de tela de arame, as gaiolas feitas em casa são fortes o bastante para acomodar um ninho, além de serem fáceis de limpar e esterilizar. Esse tipo de construção as deixa leves e fáceis de transportar e você pode inclusive empilhá-las para facilitar o armazenamento.

Instruções

Use tela de arame não-galvanizado na confecção das gaiolas para evitar a contaminação por zinco (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte quatro pedaços quadrados da tela de arame, medindo 45 por 45 cm. Com o cortador de arame, faça os cortes o mais perto possível dos pontos de solda. Use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes.

    Loading...
    Não deixe pontas soltas ao cortar a tela (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Posicione duas peças de tela cortadas uma em cima da outra, apoiadas sobre uma superfície plana. Assegure-se de que cada arame da peça superior encaixe com o arame da peça inferior. Introduza um grampo no alicate apropriado e enrole-o por sobre os dois arames exteriores das telas. Use um grampo na parte superior e outro na parte inferior das peças.

  3. Prenda um lado inteiro da peça superior à peça inferior por meio dos grampos, fixados a intervalos de 15 cm. Como resultado, as duas peças irão se abrir como páginas de um livro. Deixe as peças assim por enquanto.

  4. Junte as outras duas peças de tela da mesma maneira que as anteriores. Encoste as quatro peças umas nas outras de modo a formar uma caixa quadrada aberta. Use grampos para prender os quatro lados.

  5. Corte mais duas peças de tela de arame para formar o tampo e o fundo da gaiola. Cada peça deve ter 45 por 45 cm. Coloque a parte superior sobre a caixa de tela. Prenda-a com grampos em todos os lados. Repita o processo para prender o fundo da gaiola.

  6. Corte uma abertura de 15 por 15 cm no centro de um dos lados da gaiola usando o cortador de arame. Corte um pedaço de tela em um tamanho um pouco maior do que 15 por 15 cm. Alinhe o topo da peça maior com o topo do recorte e prenda com grampos. A "porta" vai se abrir para cima se for presa dessa forma. Se preferir que ela se abra para baixo, prenda as bordas na parte inferior da abertura.

  7. Prenda um pedaço de arame de 7,5 cm a cada uma das pontas da mola espiral. Enrole um arame na parte de baixo da porta da gaiola. Forme um gancho com o arame preso na outra ponta da mola para que ele se prenda à tela da gaiola e mantenha a porta fechada.

    A mola mantém a porta da gaiola fechada devido ao tensionamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • As medidas indicadas (45 x 45 cm) são adequadas para calopsitas. Gaiolas com medidas menores podem ser usadas para periquitos, e maiores para papagaios.

Aviso

  • Normalmente, o arame galvanizado é recoberto com zinco. O zinco é altamente tóxico para pássaros. A tela de aço inoxidável não é tóxica, mas é bem mais cara do que a de arame não-galvanizado. Pode-se lavar a tela com vinagre e depois revestir toda a gaiola com uma tinta esmalte. Reaplique a tinta sempre que for preciso para manter o arame revestido e os pássaros protegidos.

O que você precisa

  • Tela de arame não-galvanizado - rolo de aproximadamente 3 m
  • Cortador de arame
  • Grampos de fixação - 1/2 kg
  • Alicate para grampos
  • Mola espiral de metal - 5 cm de comprimento
  • Arame 14 - dois pedaços de 7,5 cm de comprimento cada
  • Alicate de bico
  • Luvas de proteção
  • Óculos de proteção

Referências

Loading ...
Loading ...