Faça você mesmo: lixando pisos de madeira

Escrito por r.l. cultrona | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: lixando pisos de madeira
Refazendo o acabamento de pisos de madeira (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Se as tábuas do piso de sua casa são velhas, pode ser a hora para dar uma camada de verniz e refazer o acabamento. Para prepará-las para isso, você deve antes lixá-las até a madeira crua para se livrar da antiga superfície e expor a madeira que irá absorver o novo acabamento. Lixar as tábuas normalmente irá demorar uma tarde inteira, e precisará de alguns equipamentos.

Outras pessoas estão lendo

Equipamentos

A principal peça de equipamento necessária é uma lixadeira de piso. É uma máquina pesada, mais ou menos do tamanho de um aspirador de pó ou pequeno cortador de grama. Ela tem um motor que vibra ou gira uma peça de lixa rapidamente em uma grande área do chão. As lixadeiras vêm em diversas variedades - cinta, orbital, disco - e podem ser alugadas na maioria das lojas para casas. Cada tipo de lixadeira tem seus prós e contras; converse com alguém da loja para descobrir o tipo que melhor atende a sua necessidade.

Algumas pessoas podem achar que a lixadeira não é muito boa. Para projetos pequenos, ou se tiver muita paciência, você pode usar uma lixadeira pequena de mão, que faz praticamente a mesma coisa, mas em menor escala. Além disso, você pode precisar de um amolador se sua lixadeira for muito grande para alcançar ao longo das paredes ou chegar nos cantos.

Lixa

Você terá que passar várias vezes pelo piso, cada vez com uma lixa mais fina, para conseguir uma superfície suave. Sua lixadeira precisa de uma lixa específica, e você irá usar quatro graduações diferentes: 20 a 36, 50 a 60, 80 a 100 e 100 a 120. Escolha a lixa apropriada ao alugar a lixadeira. Instale e mude com cuidado enquanto o equipamento estiver fora da tomada.

Proteção

As lixadeiras são extremamente barulhentas, e mesmo com um recipiente para a poeira, elas podem gerar muito pó de madeira. Portanto, use proteção nos ouvidos e olhos e uma máscara respiratória. Feche ou cubra portas que levam a outras áreas da casa e abra as janelas - tente colocar um ventilador no parapeito da janela para retirar a poeira. Coloque lençóis nas instalações permanentes.

O primeiro passo

Para o primeiro passo, instale uma lixa n° 20 a 36: é uma graduação áspera usada para retirar a tinta e o verniz. Comece em um canto da sala e trabalhe lentamente até o outro lado. Passe para frente e para trás pelo cômodo, em fileiras, sobrepondo as fileiras no tamanho de uma tábua. Isso deve retirar a maior parte da tinta. Você pode ter que lixar próximo à parede manualmente ou com um amolador, já que pode ser complicado passar a lixadeira próxima à parede.

Suavizando e polindo

Repita esse processo mais três vezes. A cada passagem, use uma lixa mais fina. Primeiro, mude para 50 a 60, depois 80 a 100 e finalmente 100 a 120. Cada passagem deixará marcas, e a próxima irá torná-las mais rasas, mas você deve ir da lixa mais áspera até a mais fina gradualmente. Além disso, conforme você está lixando, certifique-se que a lixadeira está se movendo de forma estável ao longo do piso, e não pare em um ponto, ou ela irá escavar a madeira. Se você não tiver cuidado, acabará tendo um buraco no piso que não poderá ser reparado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível