×
Loading ...

Faça você mesmo: piche e pedriscos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Econômicas e atraentes, as opções de pavimentação de rampas são interessantes para proprietários de casas com todos os tipos e tamanhos de entradas. Felizmente, a pavimentação com piche é de preço acessível e possui baixo custo de manutenção a longo prazo, o que a torna uma maneira atraente para pavimentação de rampas. O piche e os pedriscos formam uma combinação asfáltica de superfície fortemente texturizada. O resultado final é um caminho com maior textura do que o asfalto liso e melhor tração em condições escorregadias. Apesar de serem geralmente instaladas por profissionais, entusiastas com equipamentos apropriados e conhecimento adequado são capazes de completar esse processo por conta própria.

Instruções

Manter uma rampa feita de piche e pedriscos custa menos do que manter uma de asfalto tradicional (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha a cor e o estilo do cascalho que será instalado na última camada do piche e dos pedregulhos. Compre cerca de duas toneladas e meia de cascalhos para cada 100 m² de área que será pavimentada. Agende a entrega do cascalho para que aconteça antes do início da pavimentação. Reúna os materiais e equipamentos necessários no local de trabalho antes de iniciar o processo.

    Loading...
  2. Compacte a terra que será base para a rampa com o rolo industrial. Espalhe uma espessa camada de cascalho esmagado sobre a terra compactada. Ela funcionará como uma base para o processo de pavimentação, e deve ser capaz de suportar o peso de um veículo. Se já existe uma superfície, como asfalto ou concreto, por exemplo, você não precisa instalar uma camada inicial de cascalho.

  3. Alugue um pulverizador de asfalto líquido, cheio com o produto quente, de um fornecedor de equipamentos local. Pulverize uma camada de asfalto líquido, de 0,5 cm a 1 cm de espessura, sobre a base de cascalho. Serão usados cerca de 50 l de asfalto líquido para cada 100 m² de rampa.

  4. Despeje fichas de cascalho no asfalto líquido, enquanto ainda estiver quente e pegajoso. Espalhe o cascalho utilizando um rastelo industrial para obter uma espessura uniforme de até 2,5 cm. Avance durante a instalação do cascalho, andando pela área que já foi coberta.

  5. Empurre as fichas de cascalhos sobre o revestimento de piche com uma máquina de rolo industrial. Uma vez que as fichas forem compactadas no asfalto líquido, deixe a superfície descansar por, pelo menos, 48 horas antes de dirigir sobre ela.

Loading...

Dicas

  • Não borrife mais de 6 mm de asfalto líquido pela superfície da rampa. Se houver excesso, esse produto pode escoar pelo cascalho e estragar a aparência da superfície.

Aviso

  • O asfalto líquido é pulverizado a uma temperatura de aproximadamente 300 graus. Mantenha a atenção ao trabalhar com o asfalto quente.

O que você precisa

  • Carrinho de mão
  • Cascalho
  • Rastelo grande
  • Asfalto líquido quente
  • Rolo industrial

Referências

Loading ...
Loading ...