Mais
×

Faça você mesmo: planos para construir um baú com uma almofada na tampa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Baús podem ser uma excelente opção para combinar com os móveis de sua casa. Eles são elegantes e ao mesmo tempo oferecem espaço extra para armazenamento. Quando construímos um baú com uma almofada em sua tampa, ele se torna uma peça de mobília prática, oferecendo um assento extra para a sala onde você o colocar. Um baú também pode ser um presente maravilhoso, especialmente para sua filha, neta, sobrinha ou até mesmo para a sua esposa.

Faça você mesmo: planos para construir um baú com uma almofada na tampa (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Escolhendo o modelo

Há vários modelos de baús disponíveis. Projete e construa um baú em estilo colonial, estilo contemporâneo com linhas elegantes, tradicional, vitoriano com ornamentos entalhados na madeira ou em estilo country simples. Faça sua escolha tendo em mente os gostos da pessoa que vai ganhar o baú.

Além disso, projete-o para que ele caiba em qualquer lugar. Construa um baú longo e estreito ou um menor, que caiba em um espaço pequeno ou em qualquer outro tipo de espaço.

Não importa que modelo você escolher, adapte-o de modo que você possa incluir uma almofada na tampa.

Examine revistas e websites sobre carpintaria para obter dicas de design e de como construir mobílias. Muitos desses recursos oferecem modelos gratuitos que você pode adaptar e customizar para que se adequem às suas necessidades.

Escolhendo a madeira

Já que uma almofada será incluída em seu baú, você vai querer construí-lo com uma madeira bonita e resistente, e não com um material como vime. Você quer que o baú resista ao peso de qualquer um que se sentar nele. A escolha mais tradicional de madeira para se fazer um baú é cedro, pois o aroma desta madeira é um repelente natural de insetos. Todos os cobertores ou roupas que forem guardados dentro de um baú desse material estão seguros de traças - ou seja, você não vai precisar usar naftalina. Outra boa escolha de madeira é o carvalho. Essa é uma madeira resistente e durável, além de ter veios bonitos e únicos. O carvalho irá funcionar bem para um baú que também servirá de assento.

Usando as ferramentas adequadas

Ferramentas adequadas serão importantes quando você for construir o seu baú. Elas irão lhe ajudar a poupar tempo e construir um produto final de alta qualidade. Dependendo do modelo escolhido, você provavelmente precisará de, no mínimo, uma serra elétrica e uma lixa de cinto.

Preste bastante atenção nos encaixes dos seus modelos. Você quer encaixes bons, fortes e que também sejam bonitos. Encaixes do tipo biscoito, caixa e espiga ou mitra são fortes e não requerem muitas ferragens expostas. Uma plaina elétrica, uma serra de mitra e um cinzel tornam esses encaixes mais fáceis de serem produzidos do que se tentar fazê-los à mão.

Dobradiças do tipo piano são uma boa escolha para unir a tampa do baú, especialmente porque você irá cobri-la com uma almofada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article