Faça você mesmo: pré-amplificador valvulado para guitarra

Escrito por simon foden Google | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: pré-amplificador valvulado para guitarra
Esses botões formam o painel frontal de um pré-amplificador combo (amplifier image by Darko Draskovic from Fotolia.com)

Um pré-amplificador de guitarra captura o sinal de uma guitarra e o transforma em uma corrente elétrica. Em amplificadores combo, o pré-amplificador envia a corrente elétrica para a parte que controla a energia ("power amp"), que adiciona voltagem à corrente e a encaminha ao alto-falante. Um pré-amplificador valvulado usa uma válvula termiônica para amplificar o sinal, antes emiti-lo. Isso o difere de um pré-amplificador transistorizado, em que um transistor amplifica o sinal. Com um pré-amplificador stand-alone, o dispositivo processa o sinal e o envia a um power amp separado dele. Fazer um pré-amplificador caseiro e ultrassimples é uma boa forma de economizar dinheiro ou equipamento.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Kit de pré-amplificador valvulado
  • Fio de cobre
  • Ferro de solda
  • Chave de fenda

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Encontre os componentes necessários. Pode-se comprá-los separadamente ou como parte de um kit de montagem. Partes usadas podem ajudá-lo a economizar dinheiro. Compre uma placa de circuito parcialmente montada ou já completa. O site "Guitar Repairs" vende um kit completo de pré-amplificador (veja na seção "Referências"). O site "Quasar Electronics" possui uma lista de circuitos simples de pré-amplificador com os botões necessários para controlar o timbre (veja a seção "Referências"). O site "PAIA" possui em estoque um pré-amplificador valvulado chamado "stack in the box", que vem com um esquemático de como ligar os fios (veja a seção "Referências").

  2. 2

    Faça um esboço do circuito do pré-amplificador. O tipo e o valor dos resistores, transformadores e capacitores determinam a potência de áudio que seu pré-amplificador suporta. Consulte um esquemático de um tipo parecido de pré-amplificador para ajudá-lo a decidir sobre esses componentes. O site "DIY Paradise" tem um exemplo de um circuito simples de pré-amplificador, com um esquemático (veja a seção "Referências"). Quando tiver decidido qual o tipo de circuito que construirá, esboce-o em um papel. Estabeleça onde o sinal vai entrar e sair do circuito e como o circuito processará este sinal. A escolha da válvula vai influenciar o timbre da guitarra. O site "Tube Store" possui uma tabela de comparação de fator de ganho entre válvulas, que lista o fator de ganho de muitas válvulas de pré-amplificador disponíveis no mercado (veja a seção "Referências").

  3. 3

    Popule a placa de circuito. É nela em que você montará os resistores e os capacitores. Encaixe os componentes montáveis na superfície da placa de circuito, como indicado no esquemático do kit. Solde os componentes na base.

    Faça você mesmo: pré-amplificador valvulado para guitarra
    Pode-se comprar a placa de circuito separadamente ou juntamente com o kit (circuit board image by Andrzej Thiel from Fotolia.com)
  4. 4

    Conecte o fio terra à placa. Solde o fio de cobre do soquete de entrada ("input") para a placa e depois indo para o soquete de saída ("output").

    Faça você mesmo: pré-amplificador valvulado para guitarra
    Use fio de cobre espesso (solder wire image by naolin from Fotolia.com)
  5. 5

    Solde as bases da válvula no invólucro do amplificador. Siga o esquemático e conecte as bases para válvula à placa de circuito. Depois, ligue os potenciômetros nos respectivos terminas na placa de circuito, utilizando fios. Os potenciômetros controlam o fluxo da voltagem pelo circuito. Eles são operados pelos botões na frente do pré-amplificador.

  6. 6

    Ligue a fonte de energia à placa de circuito. Consulte o esquemático e assegure-se de estar conectando os fios aos terminais corretos.

  7. 7

    Instale as válvulas. Dependendo do tipo de pré-amplificador simples que está fazendo, terá uma ou duas válvulas. Qualquer quantia maior do que duas faz com que não seja mais um pré-amplificador simples. Insira suavemente as válvulas nas respectivas bases.

  8. 8

    Parafuse a placa de circuito em seu lugar e feche o invólucro do pré-amplificador.

Dicas & Advertências

  • Lubrifique os potenciômetros com um limpador de contato ("contact cleaner"; produto específico para limpeza de circuitos eletrônicos) antes de fechar o invólucro.
  • Tenha cuidado para não pingar solda na placa de circuito. Isso pode resultar em curto-circuito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível