Um pré-amplificador de guitarra captura o sinal de uma guitarra e o transforma em uma corrente elétrica. Em amplificadores combo, o pré-amplificador envia a corrente elétrica para a parte que controla a energia ("power amp"), que adiciona voltagem à corrente e a encaminha ao alto-falante. Um pré-amplificador valvulado usa uma válvula termiônica para amplificar o sinal, antes emiti-lo. Isso o difere de um pré-amplificador transistorizado, em que um transistor amplifica o sinal. Com um pré-amplificador stand-alone, o dispositivo processa o sinal e o envia a um power amp separado dele. Fazer um pré-amplificador caseiro e ultrassimples é uma boa forma de economizar dinheiro ou equipamento.
Instruções
-
Encontre os componentes necessários. Pode-se comprá-los separadamente ou como parte de um kit de montagem. Partes usadas podem ajudá-lo a economizar dinheiro. Compre uma placa de circuito parcialmente montada ou já completa. O site "Guitar Repairs" vende um kit completo de pré-amplificador (veja na seção "Referências"). O site "Quasar Electronics" possui uma lista de circuitos simples de pré-amplificador com os botões necessários para controlar o timbre (veja a seção "Referências"). O site "PAIA" possui em estoque um pré-amplificador valvulado chamado "stack in the box", que vem com um esquemático de como ligar os fios (veja a seção "Referências").
-
Faça um esboço do circuito do pré-amplificador. O tipo e o valor dos resistores, transformadores e capacitores determinam a potência de áudio que seu pré-amplificador suporta. Consulte um esquemático de um tipo parecido de pré-amplificador para ajudá-lo a decidir sobre esses componentes. O site "DIY Paradise" tem um exemplo de um circuito simples de pré-amplificador, com um esquemático (veja a seção "Referências"). Quando tiver decidido qual o tipo de circuito que construirá, esboce-o em um papel. Estabeleça onde o sinal vai entrar e sair do circuito e como o circuito processará este sinal. A escolha da válvula vai influenciar o timbre da guitarra. O site "Tube Store" possui uma tabela de comparação de fator de ganho entre válvulas, que lista o fator de ganho de muitas válvulas de pré-amplificador disponíveis no mercado (veja a seção "Referências").
-
Popule a placa de circuito. É nela em que você montará os resistores e os capacitores. Encaixe os componentes montáveis na superfície da placa de circuito, como indicado no esquemático do kit. Solde os componentes na base.
Pode-se comprar a placa de circuito separadamente ou juntamente com o kit (circuit board image by Andrzej Thiel from Fotolia.com) -
Conecte o fio terra à placa. Solde o fio de cobre do soquete de entrada ("input") para a placa e depois indo para o soquete de saída ("output").
Use fio de cobre espesso (solder wire image by naolin from Fotolia.com) -
Solde as bases da válvula no invólucro do amplificador. Siga o esquemático e conecte as bases para válvula à placa de circuito. Depois, ligue os potenciômetros nos respectivos terminas na placa de circuito, utilizando fios. Os potenciômetros controlam o fluxo da voltagem pelo circuito. Eles são operados pelos botões na frente do pré-amplificador.
-
Ligue a fonte de energia à placa de circuito. Consulte o esquemático e assegure-se de estar conectando os fios aos terminais corretos.
-
Instale as válvulas. Dependendo do tipo de pré-amplificador simples que está fazendo, terá uma ou duas válvulas. Qualquer quantia maior do que duas faz com que não seja mais um pré-amplificador simples. Insira suavemente as válvulas nas respectivas bases.
-
Parafuse a placa de circuito em seu lugar e feche o invólucro do pré-amplificador.