Faça você mesmo: sistema de coleta de chuva

Escrito por michelle z. donahue Google | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: sistema de coleta de chuva
Sistemas para coletar a água da chuva (NA/Photos.com/Getty Images)

Tirar vantagem da chuva natural abundante para complementar o fornecimento de água de seu jardim não é apenas ambientalmente consciente, mas ajuda a economizar água. Já que a maioria das casas já tem calhas e drenos, tudo que você deve decidir é que tipo de sistema instalar para coletar a quantidade desejada de água. Os sistemas variam desde configurações do tipo "faça você mesmo", que requer algum planejamento e procura pelas partes, até kits completos de tanques para chuva, que você pode montar em questões de horas.

Outras pessoas estão lendo

Área da superfície do telhado

A maioria dos telhados já estão configurados de forma a facilitar o escoamento da água, levando a chuva até as calhas instaladas nas bordas. Um telhado de 90 metros quadrados pode fornecer cerca de 2.200 litros de água durante uma chuva de 25 mm. Isso equivale, mais ou menos, a 15 banhos com a banheira cheia, considerando que uma banheira acumula até 145 litros de água.

Calhas e drenos

Se as folhas caídas já se mostraram um problema antes, considere comprar proteções para as calhas. Proteções baratas consistem de simples armações de arame que ficam em cima da calha. Qualquer dreno de calha que tenha uma saída acima do chão pode ser reencaixado para acomodar um tanque para chuva. Uma boa ideia é incluir um sistema de transbordo no tanque, que permite que a água da chuva continue a fluir para longe da casa depois que o tanque estiver cheio.

Tanques de coleta

A maioria dos tanques capta até 120 litros de água. Geralmente são feitos de plástico, mas também há modelos de aço inoxidável, metal galvanizado ou fibra de vidro. Muitas cidades vendem tanques baratos ou oferecem descontos nos impostos para os moradores que instalam um, então verifique se a sua cidade tem um programa desse tipo. É importante que no topo haja uma tampa apertada, com apenas um buraco para entrada de água; um design alternativo é uma tampa em forma de tela, mas isso pode aumentar a perda de água por evaporação. A tela é essencial para evitar detritos e insetos; os mosquitos são atraídos pela água parada para procriar. Ao selecionar um local para o barril, considere montá-lo em uma plataforma elevada, de compensado ou outro material, que irá aumentar a pressão da água quando a válvula for aberta.

Construindo o tanque

Tanques feitos de plástico são os mais fáceis de trabalhar. Antes de tudo, vá a loja de materiais e compre um torneira para jardim, de metal ou PVC; geralmente elas têm um lado de rosquear. Isso irá determinar o tamanho do buraco para cortar no tanque. Você também precisará de um selante para segurar o interior e exterior do buraco. É necessário colocar juntas de silicone ou borracha em cada lado para evitar rachaduras. Finalmente, compre uma porca para apertar o parafuso da torneira do lado de dentro do tanque. Próximo ao fundo, use uma serra ou outro equipamento para cortar um buraco levemente menor do que o diâmetro do parafuso da torneira, geralmente de 2,5 a 5 cm de diâmetro. Trabalhe lentamente e evite rachar o plástico. Use o selante no exterior e no interior do tanque para segurar as juntas no lugar. Depois de colar as juntas, aplique o selante nos canos da torneira, e lentamente vire-a através do buraco e as juntas. Acrescente mais selante ao redor da fenda, no interior e exterior, e finalize apertando a porca no parafuso interior da torneira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível