×
Loading ...

Faça você mesmo: troque o revestimento de bancadas laminadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Verdadeiras maravilhas modernas, as bancadas laminadas são uma alternativa barata e durável ao azulejo, madeira e outros materiais usados tradicionalmente para revestir bancadas. Contudo, o vinil e outros laminados também podem ficar arranhados, desgastados ou simplesmente ficarem tão ultrapassados a ponto de você não aguentar mais olhar para eles. A boa notícia é que não é necessário substituir toda a bancada, já que colocar uma nova camada de revestimento laminado sobre a superfície atual é mais fácil do que parece.

Prepare a superfície

Se houver uma pia ou qualquer outro acessório na bancada, remova-os. É importante também limpar a superfície atual da bancada, seja ela de madeira, laminado ou outro material, deixando-a lisa e desencardida para que o novo laminado possa ser colocado. Use uma lixa média (120) em uma lixadeira elétrica para lixar a bancada até que sua superfície fique totalmente lisa e sem brilho.

Loading...

Colocando o adesivo

Corte as peças laminadas para cada parte da bancada, fazendo-as sobrepor a área por 1,5 a 2,5 cm. Com um pincel, espalhe o adesivo de contato sobre a superfície da bancada e na parte de trás do laminado. Deixe o produto secar, conforme as instruções do fabricante. O adesivo de contato não irá ficar grudento ao toque, mas as duas superfícies onde ele foi aplicado serão coladas instantaneamente; portanto, não deixe a parte adesivada do laminado encostar na bancada.

Aplicando o laminado

Estique um papel manteiga sobre a bancada. Ele não ficará grudado no adesivo, de modo que você poderá posicionar as placas laminadas no local desejado sem que fiquem coladas na superfície. Assim que acertar o posicionamento, puxe lentamente o papel manteiga e pressione imediatamente o laminado para baixo. Em vez de papel manteiga, algumas pessoas preferem espalhar pequenas cavilhas pela bancada para impedir que o laminado encoste na cola, sendo que, assim que as placas laminadas forem pressionadas, elas serão empurradas para fora da bancada. Passe um rolo de massa comum sobre a superfície para tirar as bolhas de ar. Assim que o laminado estiver completamente fixo, corte as extremidades sobressalentes com uma serra adequada e abra o buraco da pia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...