Faça você mesmo: 'velas' de LED

Escrito por jamie latta | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: 'velas' de LED
Crie desenhos inovadores com luzes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Velas de LED são um projeto barato e fácil. Eles custam apenas alguns reais e são grandes fontes alternativas de luz para se ter em casa. Eles usam muito pouca energia devido à tecnologia LED (diodos emissores de luz) e só levam cerca de 10 minutos para fazer uma vez que você tenha todos os suprimentos. Se você está à procura de iluminação ambiente ou de emergência, velas de LED são fáceis de fazer e ótimas para se ter em casa.

Outras pessoas estão lendo

Colete seus materiais

Suas velas podem ser tão simples ou elaboradas quanto quiser, e tão criativas quanto desejar. Para fazer, utilize lâmpadas cintilantes LED 10mm (você pode encontrá-las facilmente online, ou na seção de iluminação decorativa da loja de materiais de construção mais próxima), baterias de 9 volts, grampos para as baterias, resistores de 100/220 ohm, conectores de fio, cortadores de fio e um pouco de fita adesiva.

Compre uma massa pegajosa para pregar as baterias à base. Ela pode ser encontrada na maioria das seções florais em lojas de ferragens e em qualquer viveiro. Para a base e cobertura, compre pequenos cinzeiros de vidro e vá a uma loja de arte e escolha papel decorativo ou papel velino. Pegue algum spray adesivo para fechar a tampa da luz.

Conecte o LED à bateria

Comece com o resistor e arrume os fios de cada lado para que você possa dizer qual fio é positivo e qual é o negativo. Eles são marcados - mas os posicione para que sejam facilmente distinguidos mesmo assim. Dobre os fios mais para que seja mais fácil de trabalhar e mantê-los juntos. Pegue o fio negativo preto do conector da bateria e exponha um pouco do cerne metálico, cortando a capa com seus cortadores de fio. Agora junte os fios do resistor e do condutor negativo com um conector de fios, empurrando-os para dentro. Use o seu alicate de ponta fina e aperte o conector para garantir que todos os fios estejam em contato. Repita o procedimento com o fio positivos.

Junte o lado positivo (o lado comprido) do seu LED com o outro lado da resistência. Repita o processo do parágrafo anterior com o conector e um alicate para selar este conjunto. Conecte o lado negativo do LED ao lado positivo de outro LED. Torça os fios juntos. Mais uma vez, repita o processo de selagem com o conector de arame e um alicate.

Corte o fio vermelho (positivo) da bateria até cerca de 3 centímetros de comprimento. Isto tornará o agrupamento mais fácil. Também descasque um pouco do plástico vermelho para expor a extremidade do fio positivo vermelho. Torça o fio positivo da bateria e fios de LED negativo juntos. Repita o processo com o conector de fios e um alicate até os fios estejam seladas em conjunto.

Agora que todas as conexões estão completas, é hora de agrupá-las de maneira ordenada para que os LEDs estejam apontando para cima e os conectores apontando para baixo. A fita adesiva funciona bem para isso. Apenas envolva-os como pequenas bananas de dinamite. Para fazer um interruptor liga-desliga, dobre algumas peças de metal no grampo da bateria usando o alicate de ponta fina. Conecte a bateria à parte não-entortada e deslize o clipe até que esteja tocando a bateria, ligando assim o sistema. Assim, você pode apagar e ligar a luz facilmente, sem ter que desconectá-la completamente.

Faça a cobertura da luz

Agora que a parte técnica está completa, é hora de ser criativo. Aplique um pedaço pequeno (aproximadamente do tamanho de moeda) de massa no centro de um cinzeiro. Coloque a bateria na massa e pressione até que esteja firme.

É hora de fazer a cobertura da luz usando papel decorativo ou velino. Você pode encontrar esses papeis em lojas de arte ou você pode fazer download de qualquer projeto que você gostar no seu computador e simplesmente imprimi-lo em casa em papel velino, um papel translúcido que vai permitir que a luz brilhe mesmo através da tinta. Este é um grande truque para fazer luzes festivas. Cole o papel no cinzeiro, inserindo o papel nas ranhuras do cinzeiro, fazendo um abajur circular para a 'vela'. Corte o papel no tamanho desejado e pulverize um lado com adesivo spray (ou use cola bastão). Sobreponha as bordas e aperte o papel no cinzeiro. Uma vez seco, ligue a luz LED e está feito. Você fez uma vela LED que vai durar cerca de 36 horas.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível