×
Loading ...

Faça você mesmo uma mini-serra de mesa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

MIni-serras de mesa são semelhantes às serras de mesa regulares, sem o peso adicional. Elas são usadas atualmente por artesãos, por hobbie ou criadores de pequenos projetos, e podem ser usadas como uma serra de mesa regular para todos esses propósitos. Mini-serras de mesa estão crescendo em popularidade e são muito mais convenientes para ter em casa. Geralmente são mais leves do que as serras de mesa regulares, mas podem mover-se e balançar-se ao cortar devido a serem leves. Existem muitos tipos diferentes de lâminas que podem ser utilizadas para uma mini-serra de mesa. Estas incluem lâminas para o corte de madeira, plástico e folhas de metal.

Instruções

Uma mini-serra de mesa é usada para pequenos cortes de madeira (construction tools, saw image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Escolha uma mesa ou bancada para posicionar a mini-serra. A mini-serra é muito mais leve do que uma serra de mesa regular e tornará o movimento sobre a mesa muito mais fácil. Certifique-se de fixar a serra sobre a superfície de trabalho com parafusos ou grampos, tornando resistentes e não balançando quando os cortes forem feitos.

    Loading...
  2. Escolha o tipo de lâmina a ser utilizada. Para cortes irregulares, use uma lâmina de serra circular, e para o corte de madeira fina, use uma lâmina de dentes finos. Uma lâmina de dentes finos tem mais dentes por centímetro quadrado do que as outras lâminas. Para cortar plástico ou revestimento metálico, use uma lâmina de metal duro. Instale as arruelas de apoio dentro da serra de mesa para ajudar a estabilizar a lâmina se não estiver segura.

    O manuseio de lâminas requer um cuidado especial (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  3. Meça o material que será cortado. Marque com um lápis onde o corte será feito e coloque-o sobre a mesa ou bancada. Ajuste a lâmina da mini-serra de mesa até a altura desejada. Seja cuidadoso ao fazer isso, pois a mini-serra de mesa tem o tamanho muito menor do que as serras regulares, ou seja, mãos e dedos estarão muito mais perto da lâmina.

    Faça um curso profissionalizante antes de manusear uma serra de madeira (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  4. Repita este procedimento para todos os pedaços a serem utilizados ajustando a altura da lâmina quando necessário. Desligue a serra quando todos os cortes estiverem feitos. Altere a lâmina para os diferentes tipos de cortes, se necessário. Certifique-se de que a mini-serra de mesa permaneça segura durante o corte. Caso ela se mova de lugar, torne a fixá-la.

    Use equipamento de proteção individual para manuseio de serra de madeira (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • Trena
  • Mesa ou bancada
  • Óculos de segurança
  • Lápis

Referências

Loading ...
Loading ...