on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Faça você mesmo - Pergolado barato

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pergolados geralmente possuem três níveis de madeira. O inferior é feito com a maior peça de madeira, o topo com a menor, e o nível do meio tem a madeira cujo tamanho fica entre os níveis superior e inferior; Com um pergolado mais barato, você pode construir o nível inferior de madeira, distribuir os dois níveis superiores e simplesmente anexar uma treliça ao nível inferior.

Instruções

Pergolados criam uma área de sombra em um jardim (pergola image by titi78430 from Fotolia.com)
  1. Cave com uma distância igual para os quatro pilares, cada uma com espaço de 1m² (as bases estarão em cada canto em forma de um quadrado). Caso seu pergolado tenha 0,75m², as bases estarão 0,7 m distantes um do outro. Misture e despeje o cimento em cada buraco, preenchendo-o até o topo. Quando secar, coloque um pilar pré-moldado no centro de cada buraco, anexando-o com a mistura de cimento. Coloque os postes verticalmente em cada pilar, conectando-os com um parafuso de 5pol. e espessura 3/8. Use pedaços de madeira para escorar cada poste e mantê-lo no lugar.

    Loading...
  2. Conecte uma prancha de 5 cm x 15 cm horizontalmente ao lado de fora da parte superior de dois postes utilizando pregos galvanizados, certificando-se de que o topo da prancha está nivelado com o topo do poste. Caso a prancha seja maior do que a distância entre os dois postes, você pode optar por cortar as pontas em ângulo, ou em volta das extremidades externas, para obter um melhor efeito estético. Agora, conecte outra prancha de mesmo tamanho aos outros dois postes verticais da mesma maneira. As duas pranchas horizontais devem estar em paralelo uma com a outra e com o chão.

  3. Verifique com um nível para se certificar de que os quatro postes estão totalmente na vertical. Instale uma outra prancha com 12 pregos galvanizados no topo das duas extremidades dos dois lados da estrutura, conectando os dois lados. Vista de cima, a estrutura parecerá um quadrado. Conecte a última tábua do meio de um lado da estrutura ao meio da outra, a fim de obter estabilidade.

  4. Coloque um pedaço de treliça (dois, talvez) sobre a parte superior da estrutura. A treliça deverá cobrir toda a área entre os topos dos quatro postes verticais. Use parafusos de ½ pol. para ligar a treliça ao topo da estrutura, coloque os parafusos a cada 10 centímetros, e assim você dará integridade à estrutura do pergolado. Pinte ou envernize conforme desejar. Em caso de pintura, prepare toda a madeira em primeiro lugar. Se você usar uma treliça de plástico, envernize a estrutura antes de colocá-la.

Loading...

Dicas

  • Decida sobre o tamanho do pergolado, porém considere o comprimento das tábuas de madeira e dos postes. Em seguida, aumente o tamanho aos poucos.
  • A treliça de plástico não pode ser pintada, porém requer menos manutenção e é mais forte do que a de madeira.

O que você precisa

  • 4 sacos de mistura pronta de cimento
  • 4 pilares pré-moldados
  • 1 saco de mistura de cimento
  • 4 postes, 10 cm x 10 cm
  • 4 parafusos de 5 polegadas e espessura 3/8
  • 1 caixa com pregos galvanizados de 85 cm
  • Nível
  • 5 pranchas de 5 cm x 15 cm
  • Treliça
  • 1 caixa de parafusos galvanizados 1 1/2pol.
  • Tinta ou verniz

Referências

Loading ...
Loading ...