×
Loading ...

Faça o seu pião de madeira

Piões são um ótimo projeto de madeira, e podem ser criados por marceneiros que tenham qualquer nível de habilidade. Dois tipos de piões podem ser feitos de madeira. Eles não requerem nenhuma ferramenta especial, mas o segundo tipo, de peça única, requer a utilização de um torno mecânico.

Como fazer seu pião de madeira (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Escolhendo a madeira

O melhor tipo de madeira para se usar para fazer os piões é a madeira dura, já que é mais fácil de trabalhar com o torno mecânico. A madeira macia corta com muita facilidade, o que pode arruinar o projeto. Use madeiras macias, se não tiver mais nada disponível, mas use uma pressão leve para evitar que escorregue.

Loading...

Eixo

A parte superior do eixo é extremamente fácil de se fazer. Compre discos de madeira em uma loja de artesanato, ou use uma serra de esquadria para cortá-los em um pedaço quadrado de madeira. Lixe a peça cuidadosamente em todos os lados, especialmente nas laterais. Se possível, afine as extremidades do disco; isso o deixará mais equilibrado e duradouro. Faça um furo do mesmo tamanho que uma cavilha no meio do disco. Afie a cavilha com um apontador de lápis. Corte a cavilha para que cerca de 2,5 cm da haste esteja de cada lado do disco. Você pode precisar ter que colar a cavilha no lugar.

Uma parte

Você pode fazer piões com pedaços quadrados de madeira, mas é mais fácil moldar peças arredondadas. Corte um pedaço de madeira na altura que você quer que o pião seja. A largura da peça de madeira deve ser de 12 a 16 cm. Coloque a peça no torno mecânico e use um mandril de 4 brocas, uma ferramenta de Oland e um raspador de madeira. Apare a madeira de modo que um lado seja o cabo do pião. O meio deve ser plano de um lado contra o cabo, e o fundo do pião deve ser fino para baixo a partir de um ângulo em relação ao ponto da extremidade. Quando terminar, lixe as irregularidades ou imperfeições.

Considerações

Os amadores podem achar que os piões de uma peça giram mais e melhor que o de eixo. O equilíbrio das duas peças separadas no pião faz com que a rotação seja de uma forma mais irregular, o que faz com que o ciclo de rotação termine mais cedo. Para evitar isso, certifique-se de que a cavilha se encaixe perfeitamente dentro do buraco na parte do disco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...