Mais
×

Como fazer uma faca quente

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma faca em arco corta pães quentes em fatias uniformes sem quebrá-lo. Artesãos têm adotado esse utensílio para ajudar a dar forma a grandes pedaços de espuma em formatos complexos. Uma modificação na serra em arco que torna a modelagem de espuma mais fácil é a passagem de corrente elétrica pela lâmina, tornando-a quente. A faca quente derrete e corta a espuma da forma que o artesão deseja. A faca em arco usada para artesanato é muito maior do que a usada para cortar pão, o que torna mais fácil a modelagem intricada. Qualquer artesão pode fazer sua própria faca quente usando peças comuns encontradas em lojas de material de construção.

Instruções

Faça sua própria faca em arco para modelar espuma (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Construindo o arco

  1. Cimente o cotovelo nas pontas dos canos de 40 cm. Assegure-se de que o cotovelo aponte para a mesma direção.

  2. Cimente uma peça de 5 cm em cada um dos cotovelos, assegurando-se de que a base dos tubos saia pelo cotovelo quando cimentados juntos.

  3. Coloque uma conexão em cada um dos tubos que saem dos cotovelos. Conecte as duas peças juntas colocando outro cano de 40 cm no furo central do T. Uma vez que tenha as peças no lugar, cimente cada T e os canos de 40 cm no lugar com cimento para PVC.

  4. Cimente as duas peças finais à moldura do arco. Coloque um cano de 25 cm no furo final do T e cimente no lugar.

    Prendendo a lâmina

  1. Faça um furo em cada cano de 25 cm perto da ponta do tubo. Os furos devem conectar o exterior da moldura ao centro dela.

  2. Instale um parafuso, arruela e porca em cada um dos braços da moldura. Posicione o olho do parafuso no interior da moldura.

  3. Prenda uma ponta da corda de guitarra a um dos parafusos. Torça bem o fio ao redor do parafuso para que ele não se solte. O tamanho da corda escolhida depende unicamente do tipo de projeto que está fazendo. Use apenas cordas simples.

  4. Estique a corda ao longo da moldura até o outro parafuso. Aplique uma leve tensão às laterais da moldura de forma que a corda se estique quando soltar as laterais. Prenda a ponta da corda ao outro parafuso.

    Finalizando a faca

  1. Conecte um cabo 16 aos parafusos que seguram a corda da guitarra torcendo os fios em torno dos parafusos e prendendo com fita isolante. Assegure-se de que o fio esteja preso a cada um dos parafusos.

  2. Conecte os cabos ao transformador para prover corrente à corda de guitarra. Escolha um transformador antigo que não tenha um disjuntor integrado ao design e possa ter a voltagem ajustada. Uma boa escolha são os transformadores de trens de brinquedo.

  3. Desligue o transformador e varie a voltagem até que alcance o ponto onde a lâmina corta facilmente um pedaço de espuma. Se a voltagem for muito alta, a espuma será vaporizada.

Dicas

  • Seja cuidadoso ao fazer as conexões elétricas com o transformador. Nunca trabalhe ou faça conexões com o transformador conectado à tomada.

Aviso

  • Seja cuidadoso ao conectar as cordas de violão ao parafuso. As pontas são afiadas e podem machucar.

O que você precisa

  • 2 peças de 40 cm de cano de PVC branco de 3 cm de diâmetro
  • 2 cotovelos para o cano
  • Cimento de PVC
  • 2 peças de 5 cm de cano de 3 cm de diâmetro
  • 2 peças de 25 cm de cano de 3 cm de diâmetro
  • 2 conexões para o cano
  • Broca e furadeira para furos 6-32
  • 2 parafusos 10-32, completos com arruela e porca
  • Corda de guitarra de 0,008 a 0,015
  • Fio 16
  • Transformador de 50 watts
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article