Faça você mesmo um retalho com strass

Escrito por linda donahue | Traduzido por monica mishima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Retalhos de strass adicionam brilho e um toque a mais. Eles também são divertidos de usar em roupas, bolsas e outros acessórios. Você pode usar apenas uma pedra de strass, acrescentando um ponto brilhante, ou vários, tornando o retalho inteiramente glamouroso. Ao fazer seu próprio retalho de strass, você pode começar com um retalho simples alinhavado ou começar do zero.

Outras pessoas estão lendo

Acrescentando strass em um retalho

O modo mais simples de fazer seu próprio retalho de strass é começar com um retalho simples e alinhavado e simplesmente acrescentar strass conforme desejar. Você pode colocá-los em locais aleatórios, dando um toque cintilante, ou, se o retalho tiver um escrito, pode colocar as pedras sobre as letras das palavras, fazendo com que pareça escrito com strass. Se o retalho tiver, por exemplo, uma imagem de uma coroa, você pode acrescentar strass no topo ou no corpo dela.

Há muitas opções para colocar o strass. Algumas pedras são colocadas por meio de montadores. Se usar esse tipo de pedra, você precisará de uma ferramenta especial (como a máquina Bedazzler) para colocá-las no lugar, ou poderá usar um alicate de ponta fina. Algumas pedras possuem substância adesiva na parte de trás. Para essas, basta aquecê-las, geralmente com um ferro de passar roupas ou uma ferramenta especial de aplicação, e colá-las. O strass também pode ser colado com cola de artesanato. Assegure-se de escolher uma que cole tecido e metal.

Fazendo um retalho com strass

Fazer um retalho com strass do zero exige mais trabalho. Primeiro, você precisa fazer o retalho básico. O modo mais simples é com um tecido resistente e com entretela reforçada. Se quiser bordá-lo à máquina, você precisará ter uma máquina que faça isso. Mas esse não é um detalhe essencial.

Corte o tecido no formato do retalho. Corte dois retalhos, maiores do que o tamanho final desejado para ter o espaço da costura. Una as faces do retalho que você quer do lado de fora uma de frente para a outra e costure os dois pedaços, deixando uma pequena parte para virar o retalho do lado certo. Após virá-lo, corte uma entretela ou tecido firme do mesmo tamanho e formato do retalho para caber dentro dele e insira-a nele. Dobre a abertura e costure à mão. Se quiser, você pode fazer uma costura reta na máquina nas bordas para ajudar a deixar o retalho mais plano.

Esse é o retalho básico. Você pode bordar à mão o desenho que desejar, ou pode usar apenas strass para fazer o enfeite final. Também pode cobrir o desenho com strass, fazendo um coração ou uma flor. Você pode escrever “Princesa” ou o seu nome com as pedras.

Coloque o strass do mesmo modo que faria ao decorar um retalho pronto. Use uma ferramenta e ponha-os no lugar com montadores, passe o ferro em strass autoadesivo ou use cola para artesanato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível