Mais
×

Faça seus filhos lerem durante as férias de final de ano

Mostre aos seus filhos que a leitura é uma atividade divertida
Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Introdução

As férias da escola chegaram, mas isso não significa que o aprendizado deve parar. Pesquisas do Departamento de Educação dos Estados Unidos mostram que crianças que leem bem nas primeiras séries são mais bem sucedidas futuramente e aquelas que se atrasam na leitura não vão tão longe na vida acadêmica. Então, como fazer as crianças lerem quando tudo que elas querem é brincar? Aqui, vão algumas dicas para fazer com que os pequenos leiam (e se divirtam) durante as férias.

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Leia em todo e qualquer lugar

As crianças provavelmente preferem ficar ao ar livre aproveitando o sol e o calor das férias de final de ano. Após passarem todos os dias fechadas em uma sala de aula, a última coisa que irão querer será ficar em seus quartos lendo. Deixe com que saibam que é possível ler em qualquer lugar e a qualquer momento. Um bom começo é incentivar a leitura em um parque ou na praia. Organize um piquenique e tenha um dia divertido e produtivo ao ar livre.

Jochen Sand/Photodisc/Getty Images

Leia tudo e qualquer coisa

Se o objetivo é fazer as crianças lerem constantemente, coloque-as para ler praticamente qualquer coisa que tenha palavras! Leve-as ao supermercado e faça com que leiam a lista de compras e as placas nos corredores para encontrar os itens da lista. Outra boa ideia é, quando viajarem juntos, imprimir as direções para chegar ao seu destino e fazer com que a criança as leia para você.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Estabeleça um horário

A maioria das escolas estabelece horários, então por que não fazer o mesmo? Faça com que leiam por 20 minutos durante o dia, podendo ser antes ou depois do almoço, antes da soneca ou depois do jantar. Já que é um pouco mais difícil fazer com que leiam entre as atividades, deixe que escolham o livro. Como esse será um momento de lazer, a criança deverá ler o que quiser.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Vá à biblioteca

A biblioteca do seu bairro é gratuita, rápida e provavelmente próxima da sua casa. Leve seus filhos até lá, pelo menos, uma vez por semana e deixe que escolham o que querem ler. Indo até lá constantemente, eles inconscientemente começarão a vê-la como um lugar de passeio. A maioria das bibliotecas possuem atividades divertidas em grupo para as crianças durante as férias, como leitura de histórias e artesanato. Assim, elas terão oportunidade de se socializar em um ambiente de aprendizado.

Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Leia histórias antes de dormir

Pesquisas do site Reachoutandread.org (em inglês) mostram que ler em voz alta não só é uma das melhores maneiras de estimular habilidades cognitivas e de aprendizado, como também ajuda a desenvolver motivação, curiosidade e memória. Tente construir esse hábito enquanto as crianças ainda são pequenas. Pré-adolescentes costumam achar esse ritual cafona. Então, se começar a ler para seus filhos todos os dias desde cedo, é provável que eles desenvolvam uma imagem positiva dessa atividade. Leia diversos livros e com o tempo eles terão uma história favorita que será lida por muitas noites.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Recompense bons hábitos

São as férias de final de ano, então encontre tempo para sair com seus filhos e se divertir! Pode ser algo pequeno, como levá-los para tomar sorvete ou algo maior, como levá-los a um parque de diversões. Encontre o equilíbrio entre trabalho e diversão e eles continuarão a desenvolver essas habilidades depois de adultos. Lembre-se: muito de algo bom pode ser ruim.

Alex Wong/Getty Images News/Getty Images

Livros antes de filmes

Vários filmes são lançados durante as férias e pode ser que seu filho implore para assisti-los. Ao invés de simplesmente ceder, faça disso uma atividade de aprendizado! Se o filme for baseado em um livro, faça com que o leiam antes. A maioria dos filmes familiares são baseados em livros e, dependendo da idade e da habilidade de leitura da criança, essa pode ser uma atividade fácil e divertida. Se o filme não for baseado em um livro, peça que procurem críticas sobre ele na internet ou em jornais. Só tome cuidado para que não leiam nada que conte o que acontece no filme!

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Consumidor de notícias em treinamento

Ler o jornal pode ser uma atividade divertida durante o café da manhã. Ela não só é uma maneira boa de se aprender, mas também pode contribuir para um estreitamento dos laços familiares, além de ser uma oportunidade de ensinar ao seu filho sobre a importância dos acontecimentos. Escolha uma ou duas histórias no jornal (mais que isso fará com que percam o interesse) e leiam juntos. Se já forem grandes o bastante, faça com que leiam sozinhos. Discutam a história para ver se eles entenderam o que leram, pois isso ajudará a desenvolver as suas habilidades cognitivas e analíticas. Não se esqueça de recompensá-los lendo histórias em quadrinhos juntos.

Pixland/Pixland/Getty Images

Seja um leitor exemplar

Se quiser que seus filhos leiam, é preciso que você leia também! Ler o jornal pelas manhãs, uma revista enquanto espera no salão e manter um livro na bolsa são maneiras de mostrar que você gosta de ler e o faz frequentemente. Eles perceberão que mesmo com muitas coisas para fazer é possível encontrar tempo para a leitura. Se conseguir mostrar o quanto é divertido ler, é provável que eles também leiam com frequência. Afinal, você é o maior exemplo para seus filhos.

IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images

Façam juntos

Ler com seus filhos ajudará a estreitar os laços entre vocês e a atingir a meta de mantê-los lendo mesmo longe da escola. Não é preciso ler os mesmos livros. Enquanto você lê um romance, eles podem ler a última edição do Homem-Aranha. O importante é realizar a mesma atividade ao mesmo tempo para que seus filhos percebam não só a importância da leitura, mas também o seu potencial de diversão. Quando começarem a gostar da atividade, eles se divertirão lendo o ano inteiro.