Mais
×

Faça sua própria saia com barra de renda

Atualizada February 21, 2017

A renda está na moda outra vez - e, quando aplicada à barra de uma saia, faz sucesso com meninas e mulheres de todas as idades. Qualquer parte da saia pode ser decorada dessa maneira, mas a escolha mais comum é na bainha. Se você aplicar renda a uma saia de alfaiataria, ela ganha intensidade; já uma saia rodada fica ainda mais leve e feminina com essa nova barra.

Instruções

Aplique renda (lady's handkerchif with hand-made laces image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Escolha uma saia em A, nova ou usada, para colocar a renda. Escolha o tecido que você quer, estampado ou liso. Brim escuro ou com uma lavagem leve são uma ótima opção. Você também pode escolher uma saia de alfaiataria preta e aplicar uma barra de renda da mesma cor.

  2. Meça a largura da barra da saia, na parte mais baixa da bainha. Adicione a essa medida de cinco a sete centímetros para fazer pregas em caso de possível erro.

  3. Compre fitas ou tiras de renda, no tamanho da medida que você tirou. Dependendo do visual que você quer, a renda pode ser mais estreita ou mais grossa, lisa ou em alto relevo, em cores que combinam ou contrastam com a saia.

  4. Prenda a beirada da renda à parte de dentro da bainha da saia. Vista a peça e ajuste a posição da barra, se necessário. A posição correta depende do comprimento que você quer ou da quantidade de renda que deseja que apareça.

  5. Costure a nova barra da saia, com a máquina ou à mão, usando um fio que combine com a peça. A costura à mão ficará mais discreta, mas à máquina o resultado será mais firme. No primeiro caso, faço pontos bem pequenos. As pontas em que a renda se encontra podem ser costuradas uma ao lado da outra, ou uma por cima da outra. Comece e termine os pontos na parte de trás da saia.

Dicas

  • A barra de renda deixará a saia mais comprida, conforme a largura da barra que você adicionar. Lembre-se disso ao escolher o tipo de material com o qual trabalhar. Uma barra com rendas pregueadas trarão um efeito mais feminino do que uma tira fina de renda simples, mas ambas ficam bonitas.

Avisos

  • Não costure a renda em cima da borda da bainha nem deixe a parte de cima da fita aparecer.

Coisas Necessárias

  • Saia
  • Fita métrica
  • Renda para fazer a barra
  • Agulha
  • Máquina de costura
  • Linha combinando com a saia
  • Tesoura
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article