×
Loading ...

Faça um teto estrelado com fibra óptica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um teto de estrelas com fibra óptica é o complemento perfeito para qualquer home theater ou quarto de crianças. Ele consiste em um teto equipado com milhares de luzes de fibra óptica, que dão o efeito de olhar para um céu de estrelas quando iluminado. Embora este projeto seja demorado, o teto é de fácil instalação. Se fizer um pouco de planejamento e tiver todas as peças que você precisa, este projeto ficará muito bom.

Teto de estrelas é uma boa opção para uma decoração diferente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Medindo o teto

O primeiro e mais importante passo é determinar o tamanho do painel que você precisa para fazer o teto de fibra óptica. Isto é crucial: você precisa saber quantas "estrelas" usar (elas devem ser posicionadas uniformemente), e painéis maiores são mais difíceis de instalar. Depois de decidir qual área irá cobrir, corte um pedaço de madeira compensada ou de MDF nas especificações determinadas.

Loading...

Cortando a madeira compensada

Quando for cortar a madeira, deve se certificar que o produto final ficará do tamanho exato do teto. Se você estiver cobrindo uma área retangular, uma serra de mesa deve ser a melhor maneira de conseguir linhas retas. Entretanto, se estiver construindo um teto com formato diferente, é provável que uma serrote ou uma pequena serra rotativa sejam melhores para conseguir as bordas desejadas.

Além disso, tenha em mente que está montando isto a um teto existente. Se você tiver acesso acima do teto, deve-se chanfrar suas bordas de modo que o campo de estrelas fique na antiga parte do teto. Se não, é possível deixar as bordas quadradas. Além disso, se você não tem acesso acima do teto, lembre-se de adicionar espaçadores no teto em que irá anexar o campo de estrelas. Os espaçadores deixarão espaço para as fibras ópticas.

Instalando as estrelas

Instalar as estrelas será a parte mais demorada do projeto. A melhor maneira de fazer isto é dividir seu teto falso em seções de mesmo tamanho, e dividir as fibras pelo número de seções, para que cada parte do teto tenha o mesmo número de estrelas. Uma vez que você quer que as fibras encaixem confortavelmente na madeira, use a menor broca possível para furar os buracos.

Uma vez que todos os buracos foram perfurados, passe os cabos através da madeira. Coloque um cabo em cada buraco e certifique-se de cada um passa completamente pela madeira e fique um pouco para fora no outro lado. Pense em como vai arrumar os cabos de fibra óptica e para onde eles irão passar. Use o menor comprimento de cabo possível, porque vai querer sua fonte de luz o mais próximo possível.

Instalando o campo de estrelas

Uma vez que todas as estrelas foram rosqueadas, é hora de instalar o campo de estrelas. Primeiro, verifique se o sistema de cabos de fibra óptica está ligado ao iluminador e que o iluminador está funcionando e está em um lugar discreto, como um sótão ventilado. Se você não tem espaço acima do teto já existente, tente manter os cabos fora de vista —esconda-os em tubulações da parede, talvez. Prenda o teto falso ao teto existente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...