Facas para moldar madeira feitas em casa

Escrito por ryan voss | Traduzido por maria pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Facas para moldar madeira feitas em casa
Cortando a madeira (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Facas para moldar madeiras são úteis para projetos de carpintaria. Você pode achar que cortar a madeira seja difícil com outros estilos de lâmina. Se você prefere fazer as coisas sozinho, em vez de comprá-las, faça a sua própria faca em casa usando apenas algumas ferramentas. Isso também permite que você personalize sua faca, dando-lhe opções nos termos de tamanho e forma que os modelos comprados em lojas não podem oferecer.

Outras pessoas estão lendo

Criando a lâmina

Em primeiro lugar, e mais importante, tenha as lâminas em mãos. Você pode conseguir alterar uma faca já existente para criar a lâmina, mas, provavelmente, vai preferir fazer a sua própria. Ao contrário da maioria das facas, que são afiadas em ambos os lados para formar uma forma em V simétrico, as que são usadas para desenhar na madeira são geralmente afiadas apenas em um dos lados, deixando o outro plano, de modo a facilitar o processo de cortar para o qual são feitas. Comece com uma grande barra de aço para a lâmina, em seguida, afie a borda. Deixe alguns centímetros nas duas extremidades da barra, para colocar as alças.

Criando as alças

Dependendo do estilo da ferramenta que você quer fazer, não precisa moldar o metal para formar a estrutura das alças. A maioria das facas, no entanto, emprega alças que se encontram perpendicularmente à lâmina e, se você quiser usar este design, terá de curvar o aço. Curve a barra com um alicate resistente. Você pode precisar aquecer o aço com um maçarico se for muito difícil, no entanto. Curve o aço em um ângulo de 45 graus de modo a formar a letra "U", com a lâmina no interior do "U".

Tratamento térmico

Devido à dificuldade e perigo inerentes ao tratamento térmico do metal para aqueles sem experiência, a maioria, geralmente, deve pular essa etapa, a menos que tenha assistência especializada. No entanto, esta etapa irá prolongar, significativamente, a vida útil da faca de empate e também reduzir a frequência com que você vai precisar afiar a lâmina. Se você optar por tratamento térmico, aqueça o metal até que ele se torne um vermelho brilhante, em seguida, rapidamente, resfrie a peça, submergindo-a em água. Se você escolher esse método, não use uma afiadora ou outra ferramenta semelhante logo depois, uma vez que isto irá gerar calor suficiente para arruinar o tratamento térmico.

Terminando

Para terminar a faca, nivele as bordas ásperas com um formão e encape as alças. Das muitas opções para encapá-las, a mais simples é envolvê-las várias vezes em couro grosso. Para um acabamento mais profissional nas alças, corte uma madeira de mesmo comprimento que o metal, e fixe cada metade para um lado das alças. Em seguida, faça um furo através de ambas as metades delas, bem como o aço, e use cola epóxi para colar um prego de madeira ou aço no buraco para que as alças não saiam do lugar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível