Faça-você-mesmo: isolamento acústico

Escrito por amanda gaddis | Traduzido por ana olson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça-você-mesmo: isolamento acústico
Isolar acusticamente sua casa pode ser mais fácil e barato do que você imagina (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Se precisar de uma sala à prova de som, você não precisa contratar um empreiteiro para instalar materiais caros. Existem diferentes métodos de isolamento acústico para paredes, janelas e portas que você mesmo pode fazer. Isolar paredes envolve fixar materiais nelas usando pregos ou grampos pesados. Você pode instalar novas portas e cortinas pesadas para fazer o isolamento acústico de portas, e uma dupla camada de cortinas pesadas isolarão janelas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Materiais de isolamento acústico
  • Martelo
  • Pregos
  • Placas de madeira fina
  • Pistola de grampos
  • Estilete

Lista completaMinimizar

Instruções

    Faça-você-mesmo: isolamento acústico alternativo para paredes

  1. 1

    Meça a parede que você deseja tornar à prova de som. Garanta que haja espaço para janelas e paredes.

    Faça-você-mesmo: isolamento acústico
    Colchões de espuma são um ótimo e barato material de isolamento acústico (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)
  2. 2

    Coloque a primeira seção de material à prova de som, como caixas de ovos de papelão, telhas de cortiça ou almofada de colchão de espuma contra a parede. Comece em um canto superior da parede.

  3. 3

    Fixe o material à parede usando pistola de grampos ou pregos. Materiais mais leves podem ser instalados usando grampos pesados ​​em cada canto, mas materiais pesados ​​requerem o uso de pregos.

  4. 4

    Posicione a próxima seção de material. Fixe na parede. Repita até que as principais seções da parede estejam cobertas.

  5. 5

    Corte os materiais de isolamento acústico ao redor das portas e janelas. Materiais como caixas de ovos de papelão e almofadas de colchão de espuma podem ser cortados com um estilete, mas os materiais mais grossos, como carpetes, podem requerer ferramentas de corte especiais. Fixe os materiais cortados nas paredes em torno das janelas e portas.

  6. 6

    Para cobrir os materiais de isolamento acústico, grampeie ou pregue sobre eles um tecido pesado, como tapeçarias e cortinas. O tecido pode combinar com a decoração do quarto e proporcionar isolamento acústico extra. Você também pode fixar tecido sobre materiais de isolamento acústico colocando-o entre dois pedaços de moldagem e pregando.

    Faça-você-mesmo: isolamento acústico para janelas

  1. 1

    Meça as janelas pelo lado interior e exterior da moldura. A melhor maneira de isolá-las acusticamente é pendurar dois conjuntos de cortinas pesadas (as chamadas cortinas blackout) por dentro e por fora da moldura da janela, oferecendo assim uma dupla camada de tecido, com espaço entre as camadas.

    Faça-você-mesmo: isolamento acústico
    Se não forem isoladas acusticamente, as janelas de vidro transmitem som facilmente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Instale uma barra de cortina dentro ou o mais próximo possível da moldura da janela. Pendure as cortinas do lado de dentro. As cortinas para o lado de dentro do vidro não precisam ser esticadas; assim, escolha cortinas que tenham pelo menos duas vezes a largura da janela para permitir que o tecido se dobre, já que o tecido dobrado retém melhor as ondas sonoras.

  3. 3

    Instale a segunda haste de cortina, de modo que esta seja, pelo menos, 5 cm maior do que o primeiro conjunto de cortinas. Você pode comprar extensores de barra de cortina, que permitem que a segunda haste de cortina seja colocada do lado de fora da primeira, em uma loja de construção. Pendure seu segundo conjunto de cortinas sobre o primeiro, e, novamente, certifique-se de que o tecido não esteja esticado.

    Faça-você-mesmo: isolamento acústico de portas

  1. 1

    Remova as portas existentes puxando os pinos das dobradiças e retirando a porta da moldura. Muitas portas interiores são feitas de dois pedaços de madeira fina, com uma camada de ar entre eles, e isso pode facilmente transmitir som. Instalar portas feitas de material sólido é uma opção barata e fácil de isolamento acústico.

    Faça-você-mesmo: isolamento acústico
    Portas internas podem transmitir som, então troque-as por portas maciças para obter isolamento acústico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Remova as dobradiças e maçanetas das portas interiores existentes. Separe para uso na nova porta, se possível. Algumas portas maçicas podem ser mais pesadas ​​do que as portas ocas, por isso certifique-se de que as dobradiças sejam fortes o suficiente para a nova porta antes de reutilizá-las.

  3. 3

    Instale as dobradiças em uma porta exterior ou maciça. Portas maciças bloqueiam som melhor do que portas ocas, e muitas portas destinadas para uso exterior oferecem um isolamento acústico superior ao das portas interiores.

  4. 4

    Coloque sua porta nova nas dobradiças. Instale a maçaneta e fechadura, se houver.

  5. 5

    Instale uma barra de cortina pesada acima da porta no lado interior e pendure cortinas à prova de som para fornecer isolamento acústico extra.

Dicas & Advertências

  • Para fixar materiais mais pesados ​​às paredes, use sempre as pregos de cabeça grande. Você também pode protegê-los, colocando o prego através de uma arruela.
  • Ao instalar novas portas interiores, pode ser necessário comprar novas dobradiças se a nova porta for significativamente mais pesada do que a porta existente.
  • Sempre siga as precauções básicas de segurança ao usar martelos, pregos e pistolas de grampos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível