Faça-você-mesmo: Reparação de uma bateria de furadeira sem fio

Escrito por james stevens | Traduzido por samuel silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça-você-mesmo: Reparação de uma bateria de furadeira sem fio
Verifique as células boas e ruins da bateria utilizando um voltímetro (Digital Multimeter image by TekinT from Fotolia.com)

Os pacotes de furadeira de bateria sem fio foram fabricados através da utilização de furadeiras substancialmente mais fáceis. Já se foi o tempo em que era necessário procurar uma tomada de corrente e, o mais importante, as furadeiras sem fio são muito mais seguras de usar. A bateria comum de uma furadeira sem fio produz cerca de 18 v, mas, devido aos avanços tecnológicos na bateria e no projeto da furadeira, essa energia é o suficiente para abastecê-la de forma tão eficiente como um equipamento com fio. No entanto, as baterias não duram eternamente, por isso, se você estiver observando que a sua furadeira sem fio perde a energia rapidamente, mesmo que você tenha acabo de recarregar a bateria, tente fazer você mesmo um reparo na bateria: é muito mais barato do que uma substituição.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Células de substituição da bateria
  • Carregador de bateria
  • Chave Phillips
  • Ferro de solda
  • Solda
  • Voltímetro

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Remova a bateria da furadeira sem fio e coloque-a sobre uma superfície plana. Leia o rótulo na bateria para descobrir o tipo de células que ela contém. Tome nota das células de substituição que deverão ser adquiridas para reparar sua bateria furadeira sem fio. Se a etiqueta diz que contém células de níquel-cádmio (NiCd) ou de níquel-hidreto metálico (NiMH) continue seguindo estes passos. Se o rótulo diz que ela contém células de íons de lítio (Li-Ion), não tente repará-la. As células de íons de lítio têm disjuntores de surto de energia para protegê-las de sobrecarga e descarga. A adulteração com a fiação de oscilação de energia pode tornar a bateria perigosa.

  2. 2

    Carregue a bateria da furadeira sem fio até que esteja totalmente carregada utilizando o carregador, se contiver células NiCad ou NiMH. Desligue o carregador quando a bateria estiver carregada. Tire a bateria durante a noite. Isso permite que as células ruins percam a carga: as boas manterão sua carga.

  3. 3

    Localize os parafusos que prendem a tampa da bateria no lugar. Use uma chave de fenda Phillips para remover os parafusos da tampa da bateria. Existem geralmente entre seis e oito. Coloque os parafusos em algum lugar seguro, já que são muito pequenos e podem facilmente se perder. Remova a tampa da bateria e você verá as células individuais.

  4. 4

    Remova as células do compartimento da bateria. Existem três maneiras que podem ser utilizadas. Alguns simplesmente pressionam no lugar, caso em que você deve usar uma chave de fenda pequena para alavancá-las. Outros têm uma pinça segurando-as no lugar. Se este for o caso, então você encontrará o grampo que tem pequenos parafusos Phillips. Solte-os utilizando uma chave Phillips e, em seguida, deslize as células para fora do compartimento. Se as células foram soldadas no local, aqueça um ferro de solda e toque os terminais celulares uma vez. À medida que a solda derrete, erga as células usando uma chave de fenda pequena. Desligue o ferro depois que já tiver removido todas as células.

  5. 5

    Alinhe as células sobre a superfície de trabalho. Rotule cada célula numericamente. Por exemplo, se você tiver 10 células, classifique-as de 1 a 10.

  6. 6

    Use um voltímetro para verificar a tensão da célula que você rotulou como 1. Coloque o pino de metal ligado à extremidade do fio vermelho que se estende a partir do voltímetro no terminal da célula positiva e, em seguida, coloque o pino na extremidade do fio preto no terminal negativo. Ambos os terminais estão claramente marcados com "+" e "-".

  7. 7

    Leia a saída no visor do voltímetro. Se ele apresenta uma leitura entre 1.1 e 1.2 volts, é uma boa célula, então reserve-a: você ainda pode usá-la. Se a leitura for menor que 1,1, a célula perde sua carga e existe a necessidade de substituição. Coloque a célula ruim em um lugar separado para que você não misture as boas e ruins. Repita o processo em todas as células, utilizando o voltímetro. Mantenha-as separadas.

  8. 8

    Conte o número de células ruins que você encontrou. Adquira o mesmo número de células para a substituição em uma loja de material de construção. Elas estão amplamente disponíveis. Certifique-se de levar a nota que você fez anteriormente detalhando o tipo de bateria junto com você para a loja.

  9. 9

    Substitua todas as células de bateria. Empurre-as no lugar usando os dedos, se eles se encaixam desta maneira. Se forem presas no local, em seguida, substitua o grampo e use a chave Phillips para apertar os parafusos. Se forem soldadas, aqueça um ferro de solda. Coloque as células na posição, em seguida, toque o terminal de cada célula usando a soldagem e um pequeno soldador. Deixe a soldagem derreter e, em seguida, remova o ferro e permita que a solda se solidifique. Repita o processo em todos os terminais das células. Desligue o ferro de solda.

  10. 10

    Recoloque a tampa da bateria da furadeira. Substitua os parafusos Phillips e aperte-os com uma chave Phillips.

  11. 11

    Coloque a bateria de furadeira em carga por cerca de uma hora. Isto assegura que cada célula tenha a mesma carga. Enquanto a bateria estiver carregando, coloque as células ruins dentro de um saco plástico transparente. Você precisa eliminá-las em uma unidade de reciclagem. Não as coloque em seu lixo comum.

  12. 12

    Desligue o carregador. Coloque a bateria reparada na furadeira, então ela estará pronta para a utilização.

Dicas & Advertências

  • Retire sempre a bateria do carregador quando estiver totalmente carregada. Deixá-la em um carregador pode danificar a composição química das células, o que significa que você terá que substitui-las com mais frequência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível