Como usar a face de um relógio para entender frações

Escrito por rhomylly forbes | Traduzido por elia regina previato
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Como usar a face de um relógio para entender frações
Você pode usar um relógio para ensinar frações. (clock image by Elena Nabokova from Fotolia.com)

As frações são difíceis de se aprender, mas quanto mais experiência os estudantes adquirem com os conceitos de 1/4, 1/3 e 2/5, mais rápido eles vão entender as frações. Objetos redondos como tortas - a real ou apenas a figura em papel - têm sido usados para ensinar frações às crianças por décadas. Se deseja ajudar seus alunos a aprenderem frações e praticar suas habilidades de dizer as horas na mesma lição, use um relógio para ajudá-los a dominar frações básicas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Relógio analógico
  • Folhas com desenhos de faces de relógios desenhadas
  • Lápis

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Instruções

  1. 1

    Finja que o ponteiro dos minutos quebrou. Comece ajudando seus alunos a dominar o conceito de que a face do relógio é dividida em doze partes iguais. Comece com ambos os ponteiros em 12:00. Movimente um ponteiro de 12:00 para 1:00 e pergunte a eles qual fração foi movimentada na face do relógio (1/12). Movimente o ponteiro das horas para 3:00 e pergunte novamente (3/12 ou 1/4 do círculo). Peça aos alunos para fazer frações movimentando o ponteiro das horas eles mesmos.

  2. 2

    Faça a transição para o ponteiro dos minutos. Repita o exercício com a base 60 ao invés de 12 e finja que o ponteiro das horas está quebrado. Mova o ponteiro dos minutos para quatro e pergunte aos alunos quantos minutos "se passaram" (20) e qual a fração de hora que representa (20/60 ou 1/3). Novamente, peça aos alunos que façam eles mesmos suas frações ao movimentar o ponteiro.

  3. 3

    Adicione frações. Uma vez que os alunos entendam as frações básicas que podem sem representadas na face do relógio, introduza o conceito de adição de frações. Pergunte "Quanto é metade mais 1/4 de uma hora?" e use o ponteiro dos minutos para demonstrar a resposta (45/60 ou 3/4). Invente outros problemas de adição de frações usando o relógio até seus alunos estarem confortáveis com o conceito.

  4. 4

    Dê algum tempo para praticarem. O fator tempo de prática de uma lição para os alunos é importante, e as folhas com as faces de relógio podem ser usadas para isso.

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