Como fazer uma fácil barra de proteína caseira

Escrito por cindy pineo | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
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Como fazer uma fácil barra de proteína caseira
O tofu acrescenta proteína extra às barras cozidas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

As barras de proteína envolvidas individualmente, presentes em supermercados e farmácias, fornecem lanches rápidos e combustível para os treinos. Mas elas são caras, embaladas em plástico e algumas marcas contém ingredientes indesejáveis, como os conservantes ou adoçantes em excesso. Fazendo suas próprias barras, você pode controlar os ingredientes e economizar dinheiro. Essas barras livres de ovos e de produtos derivados do leite economizam dinheiro. Cada barra de 248 calorias contém cerca de 12 g de proteína, 11.6 g de gordura e 34.8 g de carboidratos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Assadeira de vidro de 33 cm x 23 cm
  • Papel de pergaminho
  • Spray de cozinha
  • Cerca de 1/2 copo de proteína de soja em pó
  • Cerca de 1/2 copo de farelo de trigo ou farelo de aveia
  • Cerca de 1/2 copo de farinha
  • Cerca de 1/4 copo de semente de linho
  • Cerca de 1/2 colher de chá de sal
  • Cerca de 1/2 copo de nozes picadas
  • Dois copos de frutas secas
  • Um pacote de tofu macio
  • Cerca de 1 3/4 copo com 2 colher de sopa de cidra de maça ou leite de soja
  • Cerca de 1/2 copo de açúcar mascavo
  • Cerca de 2/3 de manteiga de amendoim

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Instruções

  1. 1

    Corte um pedaço de papel de pergaminho e ajuste-o na parte inferior da assadeira. Borrife, generosamente, o spray de cozinha por todo o papel e nos lados da assadeira. Pré-aqueça o forno à 180 ºC.

  2. 2

    Pique as frutas secas em pedaços do tamanho de uvas passas. Você pode usar qualquer mistura de frutas secas que gostar. Tente colocar a mesma quantidade de passas, damascos, cerejas e oxicocos para deixar as barras atraentes, salpicadas de dourado e vermelho.

  3. 3

    Misture os ingredientes secos - proteína de soja em pó, farelo de trigo, farinha, semente de linho e sal - em uma recipiente grande e reserve. A farinha de trigo integral combina bem nesta receita, mas poderá ser qualquer outra.

  4. 4

    Reúna o tofu, a cidra de maça ou o leite e soja, o açúcar e a manteiga de amendoim, misturando bem. Se todas as protuberâncias do tofu continuam, bata a mistura com um batedor manual ou agite-o até ficar completamente fino.

  5. 5

    Junte a mistura molhada, a seca, as frutas e as nozes picadas e mexa até ficar bem misturado. Se você gostar, adicione mais nozes e sementes para mais crocância e suntuosidade. Usando uma espátula, espalhe a massa na assadeira e bata-a suavemente.

  6. 6

    Asse por 35 minutos até ficar firme ao toque e ligeiramente dourada. Deixe esfriar completamente antes de cortar em 16 barras.

Dicas & Advertências

  • Tente customizar sua barra para atender às suas próprias necessidades. Use menos açúcar ou substitua por adoçante, use manteiga de amêndoa ao invés de amendoim, ou substitua por um tipo diferente de proteína em pó.
  • Para usar ovos nesta receita, adicione dois e retire a semente de linho e 6 colheres de sopa de líquido.

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