Como fazer facilmente uma saia-balão espanhola

Escrito por michelle labbe | Traduzido por vitcho ferroni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer facilmente uma saia-balão espanhola
Construir uma saia-balão leva precisão e cuidado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Saias-balão espanholas, as saias rodadas e cônicas que eram populares durante a era Elizabetana, davam aos vestidos da época sua forma alargada característica. Se você é um figurinista ávido e apaixonado pelo Renascimento, fazendo uma saia-balão espanhola juntamente com um vestido, dará um ar autêntico para o visual. Construir uma gaiola como a da saia-balão pode parecer intimidante, mas se você tiver padrão e um plano, não será uma tarefa difícil de ser realizada.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 3 metros de tecido resistente de 45 polegadas, como brim de algodão ou sarja de algodão
  • 12 metros de aro de saia
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Padrão de medida
  • Lápis
  • Lápis de tecido
  • Fita de viés
  • 2 fitas, com pelo menos 15 centímetros de comprimento
  • Várias folhas de papel bem grandes, como folha de papel jornal

Lista completaMinimizar

Instruções

    Passo a Passo

  1. 1

    Tire suas medidas com a fita métrica. Você vai precisa saber a circunferência da sua cintura, do seu quadril e a distancia da cintura até o chão. Isso irá ajudar a fazer um padrão para a sua saia-balão.

    Para dar conta do rodado da saia-balão, você precisa adicionar centímetros a cada uma das medidas. Adicione pelo menos 5 centímetros na medida da cintura, pelo menos 7,6 centímetros na medida do quadril e pelo menos 5 centímetros na medida da sua cintura até o chão.

    Grave essas medidas, bem como a circunferência inferior da saia balão, que deve estar entre 2,97 e 3,04 metros.

  2. 2

    Pegue uma folha de papel, que seja tão grande quanto a sua medida da cintura até o chão, ajustada mais 30 centímetros e desenhe uma linha de 30 centímetros saindo do topo. Esta é a linha da frente central do seu padrão.

  3. 3

    Desenhe uma linha na parte superior da sua linha de frente central através do papel, equivalente a 1/8 da medida da sua cintura ajustada. Marque esse ponto como Ponto A. Meça 20 centímetros para baixo e meça através de 1/8 da medida do quadril ajustada. Marque esse ponto como Ponto B.

    Meça através de 1/8 da circunferência inferior da saia-balão, começando pela parte inferior até o centro. Marque este ponto como Ponto C.

    Conecte os Pontos A, B e C com uma linha reta. Isso forma o ponto D.

  4. 4

    Estenda a linha de frente central até a cintura, e estenda a linha do Ponto D até cruzar a linha de frente central.

    Coloque a ponta da fita métrica neste cruzamento, articule fita e trace a curva da cintura. Então, use o mesmo ponto de articulação da fita para traçar a curva até a linha do quadril e até a parte inferior da saia-balão.

  5. 5

    Meça 10 centímetros da parte inferior da linha da frente até o centro da linha. Marque como Ponto E. Articule a fita novamente e trace a curva no Ponto E.

    Faça o mesmo partindo do ponto, 10 centímetros da parte inferior para a linha de frente central. Marque como Ponto F. Os Pontos E e F se tornarão linhas duplas no aro da saia-balão.

  6. 6

    Meça a distancia entre a linha do quadril e o Ponto F ao longo da linha da frente central. Divida o resultado em 5 e marque a distância ao longo da linha da frente central em intervalos espaçados. Esses intervalos marcam onde você vai colocar cada aro. Use a fita métrica para traçar as curvas de cada aro.

  7. 7

    Corte o seu padrão. Coloque as peças do padrão no tecido ao longo de uma linha de dobra central e corte-os fora. Trace as linhas do aro no tecido com o lápis de tecido antes de remover os padrões.

  8. 8

    Costure as bordas juntas, mas deixe 5 centímetros abertos acima do anel do quadril para o inicio da cintura. Finalize as bordas com bainhas para não mostrar bordas não trabalhadas.

    Use um ponto de alinhavo (uma vasta costura em curso) para costurar em torno da cintura, 1,2 centímetros a partir da borda superior do tecido. Puxe a linha para reunir o tecido e criar um cordão para a cós. Costure uma fita em cada lado da abertura na parte de trás para amarrar e manter a cintura fechada.

  9. 9

    Meça cada anel do aro a partir das curvas traçadas no tecido. Corte cada pedaço de aro para o comprimento medido mais 15 centímetros. Corte pedaços adicionais de tecido, com 5 centímetros de largura, para coincidir com o comprimento de cada pedaço de aro. Essas serão as "tripas" que seguram cada aro.

  10. 10

    Coloque cada tira do tecido de modo que o lado certo da tira encontre o lado errado da saia-balão, começando do centro para a barra. Dobre 5 centímetros de largura da tira da borda em até 1 centímetro, no início da costura. Costure o tecido com 1 centímetro a partir da borda. Quando voltar ao local de inicio, corte a tira, dobre 1 centímetro para baixo e costure de modo que o inicio e o fim da tira fiquem adjacentes.

    Gire a tira de modo que o lado direito se encontre contra a parte exterior da saia-balão. Pressione e dobre a parte superior da tira em 1 centímetro. Pressione firmemente e costure a tira na saia-balão.

  11. 11

    Insira cada peça de aro nas "tripas" feitas anteriormente. Empurre o aro pela tripa até que ele chegue do outro lado, com 15 centímetros sobrando atrás. Essa sobra previne que a saia balão deforme. Costure cada abertura, fechando as tripas do aro.

Dicas & Advertências

  • Um tecido resistente funciona bem para saias-balão, mas se você quiser fazer uma saia autêntica, use seda. As originais eram, muitas vezes, feitas com seda, cetim ou tafetá.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível