Mais
×

Como faço para lavar minha calçada com ácido muriático?

Concreto sujo ou manchado pode ser limpo de várias maneiras, apesar de algumas manchas não saírem com quaisquer produtos de limpeza. Para essas manchas, lave sua calçada com uma solução de ácido muriático diluído. Ao trabalhar com qualquer ácido, tome as precauções adequadas, incluindo roupas de proteção e equipamentos de segurança.

Algumas manchas podem não sair com qualquer produto de limpeza (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Tente algumas alternativas primeiro

O ácido muriático é ácido clorídrico diluído, um produto químico muito potente. Ele limpa concreto, removendo a camada superior da sua calçada; use-o apenas como último recurso para limpar as manchas. Antes de usá-lo, tente lavar sua calçada com desengordurante sobre as manchas de óleo e uma solução com uma parte de lixívia para três partes de água sobre mofos e bolores. Use vinagre ou ácido oxálico em manchas de ferrugem e uma lavadora de pressão com um detergente agressivo, como o fosfato trissódico para limpeza geral. O ácido fosfórico é menos agressivo do que o muriático e produz resultados semelhantes. Se esse método não der certo, use o ácido muriático, mas enxague sua calçada completamente com água limpa para remover todos os vestígios de produtos químicos.

Precauções

Ácido pode ser perigoso de se trabalhar, por isso use um equipamento de segurança adequado, incluindo proteção contra ácidos para o pulmão, óculos de proteção e botas, luvas e macacões resistentes aos ácidos. Se pretende limpar o chão da sua garagem, peça emprestado ou alugue ventiladores industriais. Molhe o gramado adjacente para diluir o excesso de ácido ou faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água para neutralizar o ácido antes que ele danifique as plantas.

Ao misturar o ácido, adicione-o lentamente à água, para evitar uma reação violenta. Como o ácido reage com metal, misture-o em um recipiente de plástico ou vidro.

Lavando sua calçada

Use uma solução de uma parte de ácido muriático para dez partes de água. Dilua o ácido muriático e despeje-o em um regador de plástico. Molhe sua calçada com água, em seguida, começando na parte mais alta da calçada, polvilhe o ácido sobre a calçada inteira. Se aplicá-lo apenas sobre as manchas, ele vai descolorir o concreto. Quando a superfície estiver completamente coberta, esfregue as manchas com uma escova de nylon de cerdas duras. Não deixe que o ácido fique na calçada por mais de 10 minutos. Neutralize o ácido com uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio ou cal de jardim e então enxague-o.

Leve a sobra do ácio para algum lugar que aceite resíduos domésticos perigosos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article