Mais
×

Como eu faço um vestido de cintura império?

Atualizado em 12 abril, 2017

Na moda, o corte de cintura império é um estilo feminino esvoaçante que valoriza uma figura cheia de curvas. A cintura império fica diretamente abaixo do busto e geralmente acaba em saias de comprimentos variados. O vestido de corte império é extremamente versátil, pois pode ser feito de praticamente qualquer tecido e é apropriado tanto para eventos formais e informais. Você pode fazer o seu próprio vestido de cintura império em casa com alguns materiais básicos de costura.

Instruções

O vestido de cintura império é um modelo simples de costurar em casa (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Visite o seu revendedor local de tecido. Compre um modelo de vestido de cintura império, elástico largo e o tecido que você deseja usar no seu vestido. O modelo irá te orientar quanto ao número de metros de tecido necessário para completar o vestido em seu tamanho.

  2. Deite o tecido do vestido em uma superfície plana. Coloque o molde em cima do tecido. Prenda o molde no tecido com alfinetes de segurança.

  3. Corte em volta do molde com sua tesoura de costura. Tire os alfinetes do tecido. Remova o molde do tecido. Posicione a parte de cima do vestido para um lado.

  4. Posicione um pedaço da saia em cima do outro, com os lados avessos do tecido de frente um pro outro. Encaixe cada borda com a borda correspondente. Prenda as bordas laterais juntas.

  5. Dobre o tecido alocado para cima do cós. Prenda-o no lugar com alfinetes de costura. Lembre-se de deixar uma lacuna vertical de um lado do vestido para inserir o elástico mais tarde.

  6. Dobre o tecido alocado para a bainha na parte de baixo do vestido. Prenda-o no lugar com alfinetes de costura.

  7. Costure as bordas do vestido com sua máquina de costura. Costure em volta do cós, deixando espaço para inserir o elástico. Costure em volta da bainha da saia. Vá retirando os alfinetes.

  8. Deite o tecido da parte de cima do vestido em uma superfície plana. Dobre o tecido alocado para as bainhas da gola e dos buracos dos braços. Prenda o tecido no lugar com alfinetes de costura.

  9. Costure em volta da gola e dos buracos dos braços do vestido com sua máquina de costura. Vá retirando os alfinetes.

  10. Prenda unindo a parte de cima e a parte de baixo do vestido com alfinetes de costura, deixando o vestido do avesso.

  11. Prenda um alfinete de segurança em uma das pontas do elástico. Passe o elástico completamente no espaço deixado na parte de cima da saia. Uma vez que você o tenha colocado todo por volta da linha da cintura, prenda o elástico com o alfinete de segurança para unir os dois lados. Deixe o alfinete de segurança no elástico.

  12. Prove o vestido. Ajuste o alfinete de segurança do elástico para apertar ou afrouxar mais o vestido, se necessário.

  13. Costure a parte de cima do vestido com a parte de baixo usando sua máquina de costura. Costure para fechar o vão deixado para passar o elástico. Remova os alfinetes conforme você vai costurando. Remova o alfinete de segurança do elástico após costurar metade do vão deixado.

  14. Vire seu vestido para o lado certo. Está pronto para usar.

O que você precisa

  • Tecido
  • Molde de cintura império
  • Fio de algodão
  • Alfinetes de costura
  • Tesoura de costura
  • Máquina de costura
  • Alfinetes de segurança
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article