×
Loading ...

As faculdades de artes mais conhecidas do Brasil

O ensino acadêmico artístico no Brasil começou a se consolidar no período imperial, com o fortalecimento da Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Desde então, uma grande quantidade de instituições públicas e privadas foi instalada no Brasil. Algumas delas tornaram-se referência nacional, como as faculdades que integram a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nestes e em outros centros, um grande número de artistas e educadores surgiram e ajudaram a agitar o cenário cultural brasileiro. Conheça as mais importantes faculdades de artes nacionais.

Universidades públicas reúnem os melhores cursos (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

ECA - USP

Uma das mais importantes e influentes instituições de ensino do país, a Escola de Comunicações e Artes da USP foi criada em 1966, como Escola de Comunicações Culturais. Ela é atualmente composta por oito departamentos, além da tradicionalíssima Escola de Arte Dramática (EAD), na qual surgiram grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Ney Latorraca, Celso Frateschi, Ester Góes e muitos outros. A ECA oferece 22 habilitações profissionais em cursos regulares na área de graduação, sendo que 15 delas são totalmente voltadas às Artes.

Loading...

Escola de Belas Artes – UFBA

Uma das mais antigas instituições artísticas do país, a Escola de Belas Artes foi fundada ainda no Império, em 1877, como Academia de Belas Artes da Bahia. Em 1947, ela foi incorporada definitivamente à Universidade da Bahia, atual UFBA. Seus cursos de artes visuais e de design estão entre os melhores do País. Atualmente, está disponível o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Nele, o estudante pode cursar Mestrado em Artes Visuais, incluindo uma área de concentração (Linguagens Visuais) e duas linhas de pesquisa (Processos Criativos nas Artes Visuais e Estudos Teóricos nas Artes Visuais do Nordeste).

Instituto de Artes – UnB

A instituição foi criada em 1962, pouco depois da fundação de Brasília, e tornou-se referência na produção acadêmica desde então. Conta na atualidade com cursos de Artes Cênicas, Desenho Industrial, Música e Artes Visuais, todos reconhecidos como alguns dos melhores do País. Além disso, seus cursos de pós-graduação também são bem cotados nacionalmente. O Instituto de Artes da Universidade de Brasília apoia vários projetos artísticos e culturais de origem universitária, como o Idas e Vindas e o Cendad (Centro de Documentação, Acervo e Divulgação).

FAV – UFG

A Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criada em 1968, fruto da união entre o antigo Instituto de Belas Artes de Goiás e o Conservatório Goiano de Música. Possui hoje três cursos de Graduação, sendo um de licenciatura (Artes Visuais) e dois de bacharelado: Design de Moda e Artes Visuais, sendo que este último com habilitações em Artes Plásticas, em Design Gráfico e em Design de Interiores. No cronograma de pós-graduação está o Mestrado em Cultura Visual, em funcionamento desde 2003.

UEMG – BH

O câmpus Belo Horizonte da Universidade Estadual de Minas Gerais concentra alguns dos melhores institutos de artes do País. Um dos destaques é a Escola Guignard, com os cursos de Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura). A Escola de Música conta com Bacharelado com habilitação em Instrumento ou Canto e duas licenciaturas: Música com habilitação em Educação Musical Escolar e Música com habilitação em Instrumento ou Canto. A Escola de Design comporta o curso de Artes Visuais.

EBA – UFMG

Outra grande instituição mineira, a Escola de Belas Artes é vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais. Ela conta com seis cursos de graduação (Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação, Design de Moda, Teatro e Dança). Possui ainda mestrado e doutorado em artes, além do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais. Apesar de vários destes cursos existirem anteriormente na UFMG, a EBA só foi fundada em 1963. Desde então, tornou-se uma referência para o País.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...