Como fazer uma faixa acapella utilizando o GoldWave

Escrito por jason savage | Traduzido por joao marcos padua filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma faixa acapella utilizando o GoldWave
Isolar os vocais no campo estéreo é a maneira mais comum de produzir acapellas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O GoldWave, da GoldWave Incorporated, é um aplicativo de gravação e edição de áudio exclusivo para o Windows. Ele inclui uma variedade de processos e efeitos integrados e cada um deles pode ser usado para isolar os vocais de uma gravação estéreo, produzindo um acapella. No entanto, esse processo funciona somente com gravações em modo estéreo em que os vocais são direcionados exatamente para o centro do campo de som. Se os vocais forem voltados para qualquer dos lados, é provável que seja impossível isolá-los com qualidade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Faça uma cópia de segurança do arquivo do qual se deseja extrair os vocais. O processo do GoldWave altera o arquivo permanentemente. Faça uma cópia para garantir que exista uma versão não editada.

  2. 2

    Execute o programa. Abra o menu "File" (arquivo) e selecione "Open" (abrir). Um navegador de arquivos será aberto. Encontre o arquivo de áudio que você deseja utilizar e dê um clique duplo sobre ele. O GoldWave irá carregá-lo e ele será exibido em forma de ondas na janela de edição.

  3. 3

    Abra o menu "Effect" (efeitos) e selecione "Equalizer" (equalizador). A interface de equalização do programa será exibida.

  4. 4

    Utilize o equalizador para impulsionar frequências na variação de 200 a 1.200 Hz se os vocais forem de voz feminina, ou de 90 a 500 Hz se forem masculinos. Selecione qualquer configuração nesse intervalo que aumente os vocais acima da instrumentação de acompanhamento.

  5. 5

    Abra o menu "Effect" (efeito) e selecione "Stereo Center" (centro estéreo) no submenu "Stereo" (estéreo). A interface de efeitos "Stereo Center" será exibida.

  6. 6

    Clique em "Play" (reproduzir) para utilizar a barra deslizante da interface de efeitos do Stereo Center para fazer ajustes na largura do canal central. Se os vocais estiverem localizados exatamente no centro, você não poderá isolá-los pois o efeito irá bloquear todas as frequências que estiverem fora do canal. Gravações de vocais têm larguras de estéreos diferentes, então alguns ajustes podem ser necessários antes que você encontre uma configuração que isole os vocais o máximo possível sem causar distorção. Outros instrumentos (particularmente, a bateria e o contra baixo) irão provavelmente ocupar o centro do campo estéreo, tornando a tarefa de isolar perfeitamente os vocais quase impossível. No entanto, esse método é frequentemente capaz de gerar um acapella de qualidade bem razoável.

  7. 7

    Abra o menu "File" (arquivo) e selecione "Save As" (salvar como). Uma caixa de diálogo para salvamento será aberta. Dê à gravação em acapella um nome e selecione um local para salvar o arquivo. Clique em "OK". O GoldWave terá salvo o seu arquivo no local selecionado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível