on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como falar com seus empregados sobre higiene pessoal

Falar para um empregado que os hábitos de higiene dele não são satisfatórios para o ambiente de trabalho pode ser estressante e constrangedor para ambos. Se você lidar com isso adequadamente, entretanto, o conselho sobre a higiene pode ser construtivo e uma experiência positiva.

Instruções

Um empregado com má higiene pode afetar a produtividade do ambiente de trabalho e prejudicar a imagem da empresa (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)
  1. Estabeleça uma reunião em particular com a pessoa que tem o problema de higiene, preferivelmente em um local fechado em que outros empregados não ouçam a conversa e não cause constrangimento para o funcionário.

    Loading...
  2. Diga ao empregado exatamente qual o problema com sua higiene. Se for o odor, por exemplo, explique como isso pode afetar negativamente as interações com seus colegas ou clientes. Alguns problemas de higiene podem romper com as normas da empresa, como roupas manchadas ou sujas ou cabelos desarrumados. Use o manual como ponto de partida para a discussão se for necessário.

  3. Explique com cuidado que você só deseja ajudar e que o trabalho dele não está ameaçado. Também assegure-o de que o problema será mantido em particular.

  4. Seja um bom ouvinte. Deixe o empregado dar seu lado da história. Se ele der desculpas para a má higiene, diga que entende, mas que o problema deve ser resolvido. Dê um período de tempo específico para que ele corrija os hábitos.

  5. Organize uma reunião em particular para resolver o problema novamente em uma data futura e certifique-se de que tenha sido resolvido para sua satisfação. Se o empregado aceitar o conselho e cuidar do problema de higiene na reunião, elogie-o e agradeça pelo esforço. Se ele não o fizer, deixe que ele saiba que ainda existem problemas a serem resolvidos.

    Pode ser necessário usar a política de disciplina progressiva (como bilhetes escritos ou pontos contra ele em um sistema de pontuação, se a empresa usar um) para eleger a mudança. Mantenha o departamento de recursos humanos ciente de que você está resolvendo o problema e mantenha boas anotações e registros das suas discussões com o empregado para que o processo inteiro seja bem documentado caso precise ser levado a uma demissão ou ação disciplinar.

Loading...

Dicas

  • Não tente analisar psicologicamente o motivo de seus empregados terem problemas de higiene. Apenas resolva-o com compreensão, tato e empatia.

Aviso

  • Não seja pessoal ou confrontativo quando for informar o funcionário do problema de higiene.

Referências

Loading ...
Loading ...