Casa

Falhas do motor e fumaça branca

Escrito por jen davis | Traduzido por marcelo couto
Falhas do motor e fumaça branca

Descubra as causas da fumaça branca no escapamento

Thinkstock/Comstock/Getty Images

As falhas no motor podem ser causadas por várias condições, incluindo alta quilometragem, negligência, idade e problemas mecânicos. Um dos sintomas mais comuns de problemas no motor é a fumaça branca que sai do escapamento do veículo. A fumaça branca é um dos primeiros indicadores de que o veículo pode estar com problemas no motor e exige conserto para evitar uma falha total.

Outras pessoas estão lendo

Fumaça branca

A fumaça branca normalmente é causada por vazamento de fluído refrigerante no motor e para dentro dos cilindros. Quando o motor tenta queimar o refrigerante, cria o vapor de fumaça branca que é possível enxergar no escapamento. Uma das causas mais comuns para esse problema é a junta do cabeçote danificada, que permite que o anticongelante vaze no óleo do motor e cause graves problemas de falha se não for consertada rapidamente.

O que causa danos na junta do cabeçote

O fluido refrigerante pode entrar no motor por um número limitado de caminhos. A causa mais comum é a junta do cabeçote estragada, que pode ocorrer quando o motor superaquece e faz com que a junta entre o coletor de admissão e o cabeçote falhe. Esse problema também pode resultar de uma instalação inadequada de junta ou pelo desgaste causado pela alta quilometragem.

Fluido refrigerante no óleo e falha do motor

O óleo do motor de um veículo é feito para fornecer refrigeração e lubrificação para os vários componentes que o compõem. Quando água contamina o óleo do motor, ele não é mais capaz de funcionar como lubrificante. A falta de lubrificação pode danificar permanentemente vários componentes, incluindo os pistões, cilindros e anéis. O superaquecimento devido à perda do refrigerante no sistema resfriador também pode causar danos graves ao motor.

Identificando vazamento de refrigerante

Se o veículo apresenta fumaça branca pelo escapamento, verifique o óleo do motor. Se ele parecer leitoso, transbordante ou possuir consistência e cor similares a uma vitamina de chocolate, há uma boa chance do refrigerante estar misturado ao óleo. Também verifique o nível do fluido refrigerante no radiador para ver se está baixo. Se notar alguma dessas condições, leve o veículo para ser testado e consertado por um mecânico. Não dirija o carro nesse estado - fazer isso pode causar mais danos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media