Família e cultura na Espanha

Escrito por lionel braud | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Família e cultura na Espanha
Os espaços limitados nesta vila, e em outras como ela, sugerem vínculos familiares estreitos (Antequera, Spain image by Peter Jarvis from Fotolia.com)

A cultura da Espanha ainda reflete os valores e costumes da Espanha histórica, mas modificou suas tradições com o advento do modernismo e da tecnologia. Historicamente, a Espanha sempre deu muita importância à família e às relações de parentesco, apesar da assimilação de pontos de vista modernos e, ainda hoje, continua a legitimar costumes tradicionais em negócios, carreiras educativas e casamentos.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura familiar

Historicamente, a estrutura familiar preferida dos espanhóis consistia em uma raiz familiar, na qual os homens deixavam suas propriedades, normalmente imóveis, para um único herdeiro. Os pais moravam no mesmo imóvel que o herdeiro até que ele se casasse. Esta tradição, no entanto, está declinando lentamente. A modernização e a urbanização fizeram com que esta ideia passasse a ser considerada arcaica, embora não tenha desaparecido completamente, especialmente nas áreas rurais. Em vez disso, a estrutura familiar adotou a família nuclear ou a família estendida em resposta ao capitalismo ou às mudanças no papel da mulher. Uma família nuclear consiste em uma mãe, um pai e filhos. A família estendida consiste nestes integrantes e em parentes da segunda geração.

Etiqueta

Quando duas pessoas se encontram pela primeira vez, apertam as mãos. Os homens abraçam-se dando um tapa no ombro. As mulheres cumprimentam-se com beijos na bochecha. As pessoas chamam os outros de Don ou Dona, seguido do primeiro nome, durante uma festividade formal.

Os convidados normalmente dão chocolates, flores ou bebidas à anfitriã.

A cultura espanhola também pratica costumes formais à mesa. O anfitrião come primeiro e autoriza aos convidados a sentarem-se.

Parentesco

Historicamente, os espanhóis estendiam o parentesco além do grupo em casa. Por exemplo, era comum compartilhar um negócio familiar com parentes. Hoje, no entanto, esta prática diminuiu. Muitos escolhem seus próprios caminhos profissionais.

As famílias espanholas consideram cada membro da família e ancestral como uma só família. Este sistema bilateral de parentesco considera homens e mulheres iguais na contribuição da linhagem para o filho. Em outras palavras, a filha permanece próxima dos parentes da parte da mãe e do pai.

Herança

A distribuição da propriedade e outros bens materiais pode ir tanto para o filho mais novo quanto para vários herdeiros. Por exemplo, em muitas partes da Espanha, partes de um imóvel, como uma fazenda, eram divididas equitativamente entre os herdeiros. Alguns podiam receber bens e outros, dinheiro.

Fatos interessantes

Como a maioria das línguas, a espanhola não é homogênea na Espanha. Os três idiomas mais importantes no país têm variações dialetais: galego, basco e catalão. A maioria dos espanhóis fala espanhol ou castelhano.

A comida na Espanha não é picante, mas apresenta sabores de pimenta e alho.

O período pós-Franco criou inovações na música e no entretenimento noturno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível