Famosas obras de arte e velhos entalhes em madeira

Escrito por carol kory | Traduzido por pina bastos
Famosas obras de arte e velhos entalhes em madeira
Entalhes em madeira tribais representam a figura humana em formas polidas e arrojadas (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)

O entalhe em madeira é uma forma de escultura na qual a madeira é o material básico. Todas as culturas do mundo possuem uma história de entalhe em madeira como forma de arte, desde a Idade da Pedra, quando foram inventadas as ferramentas, aos dias de hoje, com objetos decorativos que adornam casas e jardins. Os artistas que criam entalhes em madeira usam madeira rígida ou macia e uma grande variedade de ferramentas para aparar e cinzelar a madeira, captando a forma e os detalhes.

Entalhe em madeira tribal

Os exemplos mais antigos de ídolos e estátuas de madeira são simples figurinhas de forma humana ou animal, feitas com ferramentas rudes. À medida que as ferramentas e as sociedades evoluíram, o entalhe em madeira se tornou uma parte integrante da cultura da comunidade. Os postes-totens dos nativos norte-americanos são uma forma de expressão espiritual que conta uma história através da colocação de entalhes icônicos. Esses entalhes tradicionais ainda são uma parte importante da herança e da cultura do Noroeste do Pacífico. Da mesma maneira, as máscaras tribais das várias culturas africanas carregam grande significado cultural e são usadas durante cerimônias para narrar histórias sobre os ancestrais, os espíritos e as divindades.

Entalhes em madeira religiosos medievais e góticos

A prática de decorar igrejas com entalhes ornamentais começou nas épocas gótica e medieval, do final dos anos 1100 até a Renascença. Não só a arquitetura da época foi realçada, como as estátuas e os painéis decorativos de madeira foram igualmente introduzidos. O escultor gótico alemão Tilman Riemenschneider ficou conhecido por suas estátuas de madeira de tília de vários santos e entidades religiosas, feitas no fim do século 15 e começo do 16. Veit Stoss foi outro escultor alemão dessa época, conhecido por seu altar que é uma atração turística famosa na igreja de Santa Maria na Cracóvia, Polônia.

Entalhe de madeira funcional da Europa

A arte em madeira funcional e decorativa ganhou popularidade em países florestais como a Suíça, a Romênia e a Alemanha, onde o entalhe em madeira se tornou uma profissão e um meio de vida. Os escultores de madeira profissionais entalharam elaboradamente portões, arcas, portas, colheres e caixas de joias em um estilo que ainda é imitado pelos entalhadores de hoje. Nas comunidades de cortadores de lenha da Floresta Negra da Alemanha, os pinheiros e os abetos foram as madeiras comuns usadas pelos entalhadores suíços e alemães para criar os desenhos ornamentados nos relógios de cuco e nas caixas de música, pelos quais ficou conhecido o estilo de "Entalhe da Floresta Negra".

Arte do Sudeste da Ásia

A teca é uma madeira rígida do Sudeste da Ásia que tem sido usada deste os tempos antigos para fazer móveis, portas e janelas, assim como estátuas, que são macias ao toque e bastante intrincadas, de divindades religiosas. O templo Embekke, em Kandy, no Sri Lanca, é um exemplo de construção de madeira do século 14 com muitos entalhes, também na arquitetura, que incorpora o estilo dessa arte tradicional do Sudeste asiático. As técnicas dessa época ainda são uma fonte de inspiração para os entalhadores de hoje. Estúdios como o Wood Royal imitam as figuras antigas e os desenhos encontrados nas obras de arte birmanesas, chinesas e tailandesas, assim como fazem trabalhos personalizados para atender a clientela que admira o estilo do leste asiático dos entalhes encontrados em santuários, palácios e templos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível