Famosas poetisas hispânicas

Escrito por jenni wiltz | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Famosas poetisas hispânicas
Do Chile a Nova York, o mundo está vivo com a musicalidade da poesia das poetisas hispânica (Comstock/Comstock/Getty Images)

Do Chile a Nova York, o mundo está vivo com a musicalidade da poesia das poetisas hispânicas. Seja lendo as obras delas em espanhol ou através de traduções, você se deparará com uma profunda sensação da família, cultura e tradição de cada mulher. Do realismo mágico de Isabel Allende às críticas sociais de Sandra Cisneros, esta é uma coleção de escritos cheios de vivacidade, coração e questões não respondidas sobre o lugar da mulher no mundo.

Outras pessoas estão lendo

Julia de Burgos (1914-1953)

Nascida em Porto Rico, Julia de Burgos primeiro ganhou a vida como uma professora enquanto publicava seus poemas. Por um tempo, ela se envolveu com o partido político agitando pela independência de Porto Rico. Ela passou algum tempo em Havana e, eventualmente, mudou-se para Nova York, onde viveu até sua morte em relativa obscuridade. Hoje, ela é considerada a melhor poeta que Porto Rico já produziu. Seu primeiro poema, "El Rio Grande de Loiza", foi publicado em Porto Rico quando ela tinha 19 anos. Seus livros de poesia incluem Poemas Exactos de mi Misma (1937), Poema en Veinte Surcos (1938) e Cancion de la Verdad Sencilla (1939).

Isabel Allende (1942- )

Nascida no Chile, Isabel Allende começou sua carreira de escritora como jornalista no Chile e, depois, na Venezuela. Famosa por seus romances e contos, ela também escreveu peças de teatro no Chile e ensinou literatura nas universidades de Virgínia, Nova Jérsei e da Califórnia. Em 2006, Allende carregou a bandeira representando a América Latina nas Olimpíadas de Inverno em Torino. Ela recebeu dúzias de prêmios por suas obras de ficção, incluindo Brandeis University Major Book Collection award (1993), o American Library Association’s Books to Remember Award (1996) e, em 2009, o London Times indicou "A Casa dos Espíritos" como um dos 60 melhores livros dos últimos 60 anos. Suas principais obras incluem A Casa dos Espíritos (1982), De Amor e de Sombra (1984), Filha da Fortuna (1999), Zorro (2005) e A Ilha sob o Mar (2009). Sua poesia pode ser encontrada em Afrodite: uma Memória dos Sentidos (1999).

Julia Alvarez (1950- )

Nascida em Nova York e criada na República Domicana, Julia Alvarez escreve ficção, não-ficção e poesia, incluindo ficção infantil e juvenil. A cultura da República Dominicana era em sua maior parte oral, ela explica, e aprender inglês como uma segunda língua a forçou a prestar atenção às palavras e deu a ela as habilidades de escrever as histórias que viviam em sua imaginação. Ela construiu uma carreira ensinando e publicando em pequenas revistas, até que seu primeiro romance (Como as meninas Garcia perderam seus sotaques) foi publicado. Esse livro foi um Notable Book (Livro Notável) de 1991 da seção de crítica literária do New York Times e venceu o prêmio Pen Oakland/Josephine Miles em 1991. Seus livros de poemas incluem A Mulher que mantive para mim mesma (2004), Sete Árvores (1998), Voltando para Casa: Poemas Novos e Seleta (1996) e O Outro Lado (1995).

Sandra Cisneros (1954- )

Nascida em Chicago, Sandra Cisneros se formou na Loyola University of Chicago e na University of Iowa. Antes de escrever em tempo integral, ela trabalhou como professora, conselheira, recrutadora e administradora. A publicação de seu livro A Casa na Rua Mango (1984) a estabeleceu com uma importante escritora hispânica e vendeu mais de dois milhões de exemplares. Além da escrita, Cisneros fundou a Fundação Macondo e a Fundação Alfredo Cisneros Del Moral, ambas destinadas a promover a criatividade e as artes. Outros trabalhos notáveis incluem Caramelo (2002) e Uma Mulher Gritando Riacho e Outras Histórias (1991). Seus livros de poesia incluem Garotos Maus (1980), Meus Caminhos Insanos (1987) e Mulher à Solta (1994).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível