Alimentos que contêm oxalato de cálcio

O oxalato de cálcio contribui para a formação de pedras nos rins

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

O oxalato de cálcio pode contribuir para a formação de pedras nos rins. Este composto químico se forma quando cálcio e o oxalato se combinam (nenhum alimento contém este composto naturalmente). Diminuir os alimentos ricos em oxalato pode reduzir a formação deste composto e, consequentemente, diminuir o risco de obtenção de pedras nos rins. Nem todos que sofrem de pedras nos rins devem reduzir também o consumo de cálcio, já que isso só beneficiará alguns indivíduos que têm condições que contribuem para o excesso de cálcio no sangue e na urina.

Alimentos ricos em cálcio

Alimentos ricos em cálcio incluem todos os produtos lácteos e legumes de folha verde. Outras fontes são: castanha-do-pará, amêndoas, sementes de gergelim, sementes de linhaça, brócolis e algas.

Alimentos ricos em oxalato

Alimentos ricos em oxalato incluem ruibarbo, espinafre, morangos, chocolate, nozes, beterraba, farelo de trigo, amoras, mirtilos, gérmen de trigo, produtos de trigo integral, tangerina, folhas de beterraba, folhas de dente de leão, azeitonas, alho-poró, couve, uvas concord, figos, cenoura, aipo, molho de soja, marmelada, grits e pretzels.

Bebidas ricas em oxalato

As bebidas ricas em oxalato são: cerveja, chá preto, chocolate ao leite, chocolate quente, café instantâneo e leite de soja.

eHow Brasil
×