×
Loading ...

Como fazer uma fantasia de bobo da corte com padrões

Atualizado em 17 abril, 2017

O papel de bobo da corte, um malabarista, acrobata e comediante a quem era dada permissão de criticar qualquer um livremente existe há milhares de anos. A imagem mais comum do bobo da corte vem das eras medieval e renascentista, onde eram paradeados por toda a corte, distribuindo humor e sarcasmo ácido aos detentores do poder. Suas fantasias o separavam do resto da sociedade e muito frequentemente consistiam de roupas brilhantes e multicoloridas enfeitadas com sinos e um chapéu de duas a quatro pontas arqueadas.

Instruções

As fantasias dos bobos da corte eram feitas para diferenciá-lo do resto do populacho (venice carnival: black jester image by Tamara Kulikova from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Tome medidas de si próprio, vestindo as roupas de baixo que pretende usar sob a fantasia. Use estas medidas para determinar o tamanho do padrão que você precisará. Na loja de tecido, olhe atrás do envelope do padrão, para escolher o tamanho correto.

    Loading...
  2. Compre o tecido necessário para sua fantasia, de acordo com a informação listada no verso do envelope do padrão. As fantasias dos bobos eram brilhantes e coloridas, usando duas ou três cores. Cores populares são roxo, verde, vermelho ou amarelo. Boas escolhas de tecido são cetim e algodão.

  3. Recorte o padrão e o tecido para o seu tamanho. Siga as instruções do padrão dentro do envelope para garantir que usará o tecido eficientemente.

  4. Prenda a fantasia com alfinetes e experimente. Você pode pedir a um amigo para ajudá-lo com os ajustes. As roupas de bobo são geralmente largas e oferecem ampla gama de movimentos.

  5. Costure os pedaços conforme indicado nas instruções do padrão. Conforme costura as partes maiores, incluindo a frente, o lado e a parte de trás, vá experimentando a roupa para certificar-se de que você está alcançando o visual desejado.

  6. Marque a bainha das calças com um alfinete, para que ela termine onde você quiser. Algumas fantasias são uma peça única que terminam na altura dos joelhos ou tornozelos. Outras têm uma túnica parecida com um top e leggings. Se fizer a versão da túnica, prenda a bainha com alfinetes uniformemente em toda a volta dela. É útil ter um amigo para ajudá-lo a fixar a bainha.

  7. Faça a bainha, deixando espaço para inserir elástico nos punhos se desejar. As bainhas tanto para a túnica ou para os punhos devem ser costuradas com um ponto reto.

  8. Faça a bainha das mangas da mesma forma, deixando um comprimento adicional, se os punhos tiverem elásticos e se você quiser que as mangas sejam bufantes.

  9. Costure os apliques a serem presos de acordo com as instruções do padrão. Pode ser útil dobrar e passar a ferro as bordas do aplique, antes de costurá-los.

  10. Costure o chapéu conforme instruído no padrão, certificando-se de experimentá-lo antes e durante o processo de costura. Preencha o chapéu com espuma ou enchimento de almofada, conforme desejado.

  11. Prenda quaisquer fitas ou sinos à fantasia conforme desejado. Corte fita de até 60 cm e costure uma ponta de várias fitas de tamanhos diferentes a uma ponta do chapéu, para dar um efeito de cascata.

Loading...

O que você precisa

  • Trena
  • Padrão para costura
  • Tecido
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Linha
  • Máquina de costura
  • Enchimento de almofadas (opcional)
  • Fita (opcional)
  • Pequenos sinos (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...