Mais
×

Como usar fantoches para ensinar às crianças

Fantoches são boas ferramentas de ensino. Eles possuem um jeito especial de deixar as crianças confortáveis, visto que falar com eles é mais fácil do que falar com adultos. Um fantoche vira o melhor amigo da criança, ela pode compartilhar sentimentos e preocupações com ele. Eles incentivam a cooperação e constroem confiança e autoestima. Fantoches podem ser usados de várias maneiras para introduzir conceitos ou temas, e podem ser comprados em lojas ou feitos em casa. Ensinar com fantoches irá entreter e educar as crianças.

Instruções

As crianças podem se comunicar facilmente através de fantoches (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Use os fantoches durante atividades em círculo para convidar as crianças a sentarem em seu devido lugar para fazer a atividade. Os fantoches também podem ser usados para lembrar as crianças das regras do grupo e dos procedimentos.

  2. Os fantoches podem representar um personagem principal de uma história infantil. Segure o livro, mas ao invés de lê-lo, deixe que o fantoche conte a história. Periodicamente, mostre-lhes uma imagem do livro para criar uma nova cena ou introduzir um novo personagem.

  3. Cante músicas com os fantoches. Use um fantoche fazendeiro quando cantar "O velho MacDonald tinha uma fazenda".

  4. Brinque com o jogo tradicional "O mestre mandou", mas use os fantoches ao falar para as crianças fazerem os movimentos. Comece os comandos com "O fantoche mandou...". O fantoche também pode pedir que as crianças façam sons e caretas quando se sentirem felizes, assustadas, animadas ou tristes.

  5. Convide as crianças para fazerem fantoches com palitos. Deixe que usem canetinhas e façam rostos nos fantoches. Quando terminarem, ajude-os a encenar histórias como se fossem os personagens, por exemplo "Os três porquinhos".

  6. Reforce o conceitos ou temas de aprendizagem usando um fantoche. Este pode interagir com as crianças fazendo perguntas e resolvendo problemas. Um fantoche de cenoura pode introduzir conceitos de nutrição e um fantoche de abelha pode contar algumas curiosidades sobre insetos.

  7. Deixe que as crianças façam os próprios fantoches. Forneça materiais para fazer fantoches e deixe que as crianças usem sua imaginação para criar seus próprios personagens. Com crianças muito novas, o fantoche mais simples pode ser feito com um adesivo colado na ponta de um dedo.

Dicas

  • Ajude as crianças quando estiverem fazendo fantoches mas lembre-os de serem o mais criativo possível.

Aviso

  • Certifique-se de que todos os materiais são atóxicos.
  • Evite pequenas peças que possam causar asfixia em crianças pequenas.

O que você precisa

  • Fantoches comprados em loja
  • Materiais para fazer fantoches: meias, sacos de papel, palitos artesanais de madeira, tubos de papelão, etc.
  • Canetinhas coloridas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article