O que é farinha de arroz glutinoso?

Escrito por lisa parris | Traduzido por thiago silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é farinha de arroz glutinoso?
O arroz pegajoso da culinária asiática pode ser um substituto à farinha de trigo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A farinha de arroz glutinoso é um tipo de farinha feita de arroz pegajoso de grãos curtos. Este tipo de arroz é muito comum na Ásia, sendo responsável por 85% da produção do grão no Laos. Usada para engrossar molhos ou dar liga a produtos de panificação, a farinha de arroz glutinoso é conhecida por aguentar resfriamento e congelamento sem causar avarias ao produto. A farinha em si é um pó branco com alto poder de absorção. A massa elástica e mastigável é popular para confecção de bolos e doces por toda a Ásia, já que é capaz de aguentar o calor e a umidade do sudeste do continente, bem como o frio cortante do noroeste. Sendo uma farinha sem glúten, ela tem ganhado popularidade no ocidente, especialmente com quem precisa manter uma dieta sem trigo e derivados.

Outras pessoas estão lendo

Arroz glutinoso

O arroz glutinoso, ou pegajoso, é lugar-comum na culinária asiática. Quando cozido, o arroz fica úmido e firme, ficando bem pegajoso. Isto acontece pelo fato dele ter mais amilopectina que outros tipos de arroz. Este componente de amido interage com a água ao redor para criar um acompanhamento mastigável e doce. Quando não acompanha pratos asiáticos tradicionais, o arroz é triturado para fazer farinha. Esta farinha naturalmente doce é então usada para fazer pães, bolinhos e massas sortidas.

Farinha

A farinha de arroz glutinoso também é conhecida como farinha doce ou farinha de arroz cerosa. É usada com frequência em receitas asiáticas para engrossar molhos ou dar liga a ingredientes. Vendida em estabelecimentos asiáticos nos EUA, esta farinha é conhecida por sua capacidade de absorver qualquer líquido com o qual entra em contato, resultando em uma bola de massa levemente emborrachada, similar à argila. A farinha é feita a partir da trituração de grãos inteiros de arroz, processados até atingirem a consistência de um pó fino, muito branco e levemente doce.

Usos

A farinha de arroz glutinoso é uma opção para muitos por uma série de razões: é de fácil digestão, logo, ingrediente comum em comida para bebês ou pratos para idosos ou doentes. Por não conter trigo, pode ser empregada para criação de produtos destinados àqueles que seguem uma dieta sem glúten. Também é usada como agente de ligação em sorvetes sem lactose, com base de arroz. Além disso, a farinha é conhecida por absorver umidade e também por retê-la, sendo uma escolha interessante para produtos que precisam ser congelados e descongelados posteriormente, tendo em vista que estes processos geralmente resultam na perda de umidade de alimentos feitos com farinha tradicional.

Bolinhos de arroz

O uso da farinha de arroz glutinoso vai além da comida para bebês e congelados, presente desde massas de rolinhos primavera à bolos de lua chineses, mas um dos usos mais comuns da farinha é na fabricação de bolinhos de arroz. O bolinho de arroz é uma parte primordial da cultura asiática. É meio que impossível encontrar uma comunidade asiática que não tenha dado um jeito de incorporar estes bolinhos em festividades. No Japão, o bolinho de arroz tradicional é chamado de mochi e é servido como parte da celebração do Ano Novo Japonês; na Coreia, eles são conhecidos como deok e estão presentes em quase todos os jantares festivos. Na China, os bolinhos são enrolados em folhas de lótus e cozidos no vapor. Estes mesmos bolinhos são servidos durante o Ano Novo Chinês e no Festival do Barco do Dragão, com a promessa de trazer prosperidade num futuro próximo àqueles que os comem.

Considerações nutricionais

Este tipo de arroz foi classificado como "glutinoso" por conta de sua consistência de cola quando cozido, não por conter glúten, podendo, assim, ser consumido em dietas livres de glúten, mas receitas específicas devem ser pesquisadas, já que não se pode simplesmente substituir a farinha de arroz glutinoso por farinha comum, tendo em vista que as propriedades de cada uma quando misturadas com outros ingredientes, ou durante o cozimento, são bem diferentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível