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Como usar farinha de maracujá

Feita a partir da casca da fruta, a farinha de maracujá é um bom ingrediente para quem deseja manter uma dieta balanceada e uma vida saudável. A farinha de maracujá é rica em fibras, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue (glicemia), evita a diabetes, combate o colesterol e ajuda a emagrecer. Ela faz parte das chamadas farinhas funcionais, ou seja, ingredientes que regulam o organismo e são aliados importantes da boa saúde. Nesse sentido, a farinha de maracujá chega a ter mais de dez vezes a quantidade de fibras presentes no suco de maracujá. Isso sem contar na rica presença de nutrientes, como potássio, cálcio, ferro e as vitaminas B3.

Instruções

A farinha de maracujá é feita com a casca da fruta (Chorboon Chiranuparp/iStock/Getty Images)

    Receita

  1. Preparar a farinha de maracujá é fácil, mas exige certo trabalho manual. Comece separando as frutas. Então, coloque-as de molho, em um litro de água com uma colher (de sopa) de água sanitária. Deixe por cerca de 15 minutos.

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  2. Em seguida, lave as frutas em água corrente fria. Corte-as ao meio e retire a parte branca da casca do maracujá. Corte as cascas em tiras e leve-as ao forno médio por aproximadamente 30 minutos.

  3. Retire as cascas do forno e deixe esfriar. Quando isso acontecer, coloque-as no liquidificador e bata na potência máxima, até que as cascas formem uma farinha.

  4. Peneire a mistura e armazene a farinha em um pote de vidro fechado. Ela poderá ser consumida em até três meses, depois de produzida.

    Como utilizar

  1. A farinha da casca do maracujá pode ser utilizada de muitas maneiras. A principal delas é como acompanhamento de saladas, arroz, carnes e batatas. Para isso, consuma cerca de uma colher (de sopa) de farinha nas refeições do dia a dia.

  2. Outra forma de consumir a farinha é antes das refeições. Esse método é indicado para quem deseja emagrecer ou controlar o peso. Ao ser consumida por cerca de 30 minutos antes da refeição, a farinha de maracujá libera pectina, que é uma fibra que age como um gel em nosso estômago. A pectina, portanto, traz sensação de saciedade e nos faz comer menos comida.

  3. A farinha também pode ser consumida em frutas ou sobremesas diversas. Para isso, polvilhe cerca de uma colher (de sopa) da farinha de maracujá sobre frutas e iogurtes, por exemplo.

  4. Se preferir, dissolva uma colher de sopa de farinha de maracujá em um copo de suco de fruta.

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Dicas

  • A farinha de maracujá possui 74% de fibras, 3,5% de proteínas, 2% de carboidratos e apenas 1% de gordura.
  • Se preferir, é possível encontrar a farinha de maracujá pronta em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Aviso

  • Cuidado para não ingerir a farinha de forma excessiva. o consumo extra de fibras pode causar náuseas, diarreia e distensão abdominal.
  • Mulheres grávidas ou lactantes só devem consumir a farinha de maracujá sob supervisão médica.

O que você precisa

  • 4 maracujás
  • 1 l de água
  • 1 colher (de sopa) de água sanitária

Referências

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