Como fazer farinha de trigo em casa

Faça sua farinha em casa

Apesar de termos à disposição maravilhas modernas cotidianas, como farinha de trigo refinada e outros ingredientes já embalados e prontos para usar, que podem ser comprados em qualquer supermercado brasileiro, frequentemente esquecemos que a produção desses ingredientes era realizada por pessoas comuns todos os dias. Farinha de trigo caseira pode exigir esforço, mas garante a farinha mais fresca o possível, cheia de todas as vitaminas e minerais dados pela natureza.

Step 1

Comece com os grãos integrais que tenham sido separados do caule, mas que não tenham sido aquecidos ou processados. Lave o trigo cuidadosamente e o espalhe de maneira uniforme sobre musselina ou telas finas, deixando secar completamente.

Step 2

Coloque os grãos frescos em um triturador de metal ou de pedra. Eles podem ser comprados em vários tamanhos, incluindo pequenos e manuais, para uso caseiro. Gire a manivela, movendo os grãos pelos trituradores e coletando o pó resultante em um recipiente.

Step 3

Peneire a farinha em peneiras de diferentes espessuras de malha. Para melhores resultados, compre quatro peneiras na mesma loja em que comprou seu triturador, pois os vendedores poderão ajudar você a selecionar os tamanhos certos para a farinha de trigo. A primeira e mais larga pode ser usada para separar o farelo da farinha. O farelo pode ser usado para fazer pães, adubo ou como ingrediente para ração animal.

Step 4

Passe a farinha por uma segunda peneira para dividir a farinha grossa da mais fina. A farinha grossa pode ser usada para fazer tortilhas, pães para sanduíche e torradas. A farinha fina é melhor usada para pratos mais delicados, como bolos, massas de torta e produtos de pastelaria.

Step 5

Armazene sua farinha em um local fresco, sombrio e arejado, já que ela não contém conservantes e vai estragar mais rapidamente que as compradas no supermercado. A farinha fina estraga mais rápido que o farelo de trigo e a farinha grossa, então guarde-a em um recipiente hermético e produza apenas uma quantidade que você vai usar dentro de dois a três meses.

eHow Brasil
×