Por que os faróis da minha BMW E46 não funcionam?

Escrito por sameca pandova | Traduzido por alexandre lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os faróis da minha BMW E46 não funcionam?
Faróis E46 podem falhar por diferentes razões (headlight image by Carbonbrain from Fotolia.com)

A complexidade dos automóveis modernos pode fazer até os problemas básicos serem difíceis de diagnosticar e reparar. A geração E46 da BMW M3 não é exceção à essa regra, pois a combinação de lâmpadas de alta intensidade com um motor de inclinação pode resultar em múltiplas causas de problemas.

Outras pessoas estão lendo

Problema com a lâmpada

A primeira possibilidade para a causa de um farol inoperante é que a lâmpada queimou. Todas as lâmpadas, até as de descarga de alta densidade (HID), podem queimar, com o tempo. Além do tempo, a durabilidade dela pode ser drasticamente reduzida, se o compartimento for danificado, permitindo que água entre nele. Outra causa comum para a falha de uma lâmpada é se ela tiver sido manuseada por uma mão exposta. Quando isso ocorre, óleos das impressões digitais vão eventualmente causar quebras. Por fim, se os fios ficarem soltos, pode não haver energia suficiente para acendê-las. A BMW emitiu um boletim de serviço (SI B63-04-08) relacionado à condensação de água nos compartimentos dos faróis. A condensação pode ser causada por vazamentos nos limpadores de faróis em carros que possuem essa opção.

Defeito no reator

As lâmpadas HID precisam de reatores para queimar e manter energia no sistema. Um reator pode falhar, particularmente se ele for danificado ou se o selo for danificado. Além disso, se os fios que o ligam à lâmpada estiverem danificados, ela pode não ter energia suficiente para acender. A BMW se refere aos reatores como Unidades Controladoras de Xenon e eles são um ponto comum de falhas. Oscilações podem ser causadas por falhas nessas unidades.

Unidade de ignição

Um ponto de falha comum nas BMW E46 é a unidade de ignição. Ela está montada dentro do farol e uma falha no dispositivo de ignição pode resultar em um funcionamento esporádico dos faróis. Quando essa unidade estiver falhando, ela pode provocar oscilações e ocasionalmente desligamentos, seguidos por reacendimentos. Perceba que quando essas unidades têm problema, a troca do reator e da lâmpada não vão corrigi-lo.

Pisca alerta

Os piscas alerta não devem afetar o funcionamento dos faróis, na BMW E46 os indicadores de falhas nos faróis podem vir devido a problemas com os piscas. Geralmente o problema é que o ponto de contato na parte de baixo da lâmpada oxidou ou se tornou obstruído, de modo que uma conexão limpa entre a lâmpada e o sensor não existe mais. A remoção e limpeza deles (lembre-se de não tocá-los com as mãos) pode resolver esse problema.

Motores de nivelamento

Os motores de nivelamento dos faróis HID na BMW E46 precisam de um sensor montado nos braços da suspensão, esse sensor lê os níveis de inclinação e corrige o ângulo do farol. Em caso de falha nesse sensor, os faróis podem ser apontados incorretamente.

Outras possibilidades

Uma bateria que está acabando pode resultar em variações de energia, que podem causar oscilações nos faróis. Além disso, toda a fiação deve ser examinada, pois fios quebrados, com isolamento danificado ou cortados, podem provocar má performance do farol. Também verifique os fios terra, para ter certeza de que estão livres de oxidação, pois aterramento insuficiente pode resultar em um curto, que pode causar problemas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível