×
Loading ...

Como fasciar um cacto

Atualizado em 17 abril, 2017

Cactos coroados aparecem na natureza com diferentes níveis de frequência. Coroação ou fasciação, como o processo é conhecido, ocorre quando uma parte do cacto cresce horizontalmente a partir do ápice da planta principal. Na natureza, os cactos com crista parecem ter o topo semelhante a uma cabeça ou estrutura em forma de leque. Para coroar intencionalmente um cacto, é necessário fazer um enxerto.

Instruções

Nem todas as suculentas podem ser utilizadas para a coroação, pois algumas espécies não coroam (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Selecione a parte da planta onde há enxerto. O ideal é que o enxerto tenha uma raiz grossa e tenha crescido recentemente, na estação atual.

    Loading...
  2. Corte o topo do enxerto do cacto, deixando uma superfície plana. O local exato para se cortar depende da espécie, do tamanho e de preferência pessoal.

  3. Faça cortes verticais ao longo das laterais do enxerto do cacto. Não corte camadas exteriores. Em vez disso, faça fendas verticais como ao descascar uma batata, sem ir até o fim para remover a casca.

  4. Corte um pedaço de um cacto já com a coroa da planta de origem. Em algumas espécies de cactos, os jardineiros geralmente cortam uma fração do topo. Mais do que uma fração pode ser necessária, dependendo do tamanho do enxerto.

  5. Apare a seção de corte do cacto, conhecida como inserção, para caber na parte superior do enxerto. Normalmente, os jardineiros cortam a parte inferior da inserção em "V", com o fundo achatado.

  6. Posicione a inserção sobre o enxerto. Dê suporte com palitos de sorvete e prenda com fita floral. Coloque em uma área com baixa iluminação fluorescente e alta umidade até que o novo crescimento prenda o enxerto.

Loading...

Dicas

  • Em determinadas espécies, os cactos enxertados podem requerer a redução de luz e aumento da umidade do ambiente até que os enxertos estejam aclimatados e os novos brotos apareçam.
  • Não mova o cacto enxertado para área externa imediatamente. A aclimatação gradual para uma área externa previne a infecção, choque e possível perda da planta.

Aviso

  • A enxertia na tentativa de criar uma coroa é arriscada. Não tente coroar um cacto a menos que o fracasso e morte da planta sejam perdas aceitáveis.

O que você precisa

  • Cactos de crescimento rápido para enxerto
  • Espécies de cactos que aceitam a coroação
  • Faca afiada
  • Palitos de sorvete
  • Fita floral
  • Iluminação fluorescente

Referências

Loading ...
Loading ...