As fases da consultoria

Escrito por alexandra schmidt | Traduzido por victor almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As fases da consultoria
Um consultor ajuda o cliente a identificar as questões-chave e a desenvolver um plano (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Um consultor é geralmente contratado como alguém que, por meio de engajar-se em um processo de colaboração com seu empregador, fornece conselhos e sugestões com base nas informações que reúne. Aprender as diferentes fases envolvidas no processo de consultoria pode ajudar consultores a garantir que eles estão atendendo às necessidades de seus clientes e a completar seus projetos com o melhor de sua capacidade.

Outras pessoas estão lendo

Fase inicial: Contratando

A primeira etapa começa com a interação inicial entre o consultor e o cliente. O consultor identifica a situação ou problema para o qual o cliente precisa de ajuda. Ouvir é uma habilidade importante nesta fase. O consultor tem que entender claramente as principais questões que o cliente está enfrentando. Durante esta fase, esse profissional também deve iniciar uma discussão sobre as expectativas que ele e o cliente tem um do outro e os papéis de cada um em todo o processo de consultoria. Esta etapa pode ser revista ao longo do processo se o projeto não estiver indo como planejado ou se o consultor trouxer questões ou problemas adicionais.

Fase inicial: Esclarecendo objetivos

Durante esta fase, o consultor ajuda o cliente a identificar os resultados específicos desejados. Estes podem incluir aspectos como aumento da produtividade, elevação dos lucros, imagem pública reforçada ou mudanças nas relações de trabalho entre os supervisores e os seus empregados. Os consultores também devem discutir que tipo de produto o cliente espera que eles produzam, que pode ser uma proposta ou projeto, a análise dos dados existentes, ou um curso de formação específico. Este passo ajuda consultores a determinar que tipo de dados que eles precisam coletar na próxima fase. Os consultores também devem ter um momento para identificar possíveis barreiras, restrições ou problemas que possam ser encontrados no futuro.

Fase dois: Coleta de dados

Nesta fase, os consultores começam a coletar dados sobre as principais questões que o cliente apresentou. Diferentes métodos podem ser usados ​​para obter dados, como entrevistas, questionários, observação ou análise de documentos ou registros existentes.

Fase três: Fornecer feedback

Os consultores fornecem feedback para o cliente durante esta fase. Usando as informações obtidas a partir de sua fase de coleta de dados, os consultores devem apresentar suas descobertas para o cliente, fazendo recomendações e fornecendo ao cliente o tempo para responder.

Fase quatro: Implementação

O cliente pode ou não querer que o consultor esteja envolvido na fase de implementação. Se o cliente precisa de ajuda, o consultor pode ajudar a implementar as mudanças que ele recomendou na sessão de feedback. O consultor pode precisar revisitar as fases anteriores se surgirem problemas ou se o cliente descobre novas necessidades. Após a implementação concluída e o cliente satisfeito com as mudanças, o processo de consultoria pode ser terminado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível