Mais
×

As fases de crescimento de uma árvore Bonsai

Atualizado em 17 abril, 2017
Uma árvore bonsai recebe cuidados especiais para ficar no tamanho miniatura (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

O começo

Assim como todas as árvores, os bonsais começam como sementes. Uma árvore bonsai não é uma espécie diferente nem um híbrido estranho, mas é, botanicamente falando, exatamente o mesmo tipo de árvore que você encontra crescendo na natureza. A diferença é simplesmente que elas foram especialmente treinadas e aparadas para continuarem pequenas. Quase qualquer planta lenhosa pode ser cultivada como bonsai. Árvores perenes, como zimbro, cipreste e pinho, são ótimas árvores para serem feitas em bonsai e manterão as folhas durante todo o ano. Árvores de folhas caducas, como a árvore de bordo, ulmeiro e nogueira do japão, que perdem sua folhagem no outono, também podem ser treinadas como árvores bonsais. Árvores bonsais feitas de glicínias, magnólias e camélias produzem flores de aroma doce, exatamente como as árvores em tamanho natural.

Treinando e moldando

Depois que as sementes brotarem e a muda estiver estabilizada, é hora de começar a podar a árvore bonsai e treiná-la para sua forma final. Primeiro, a muda é cavada e as raízes são aparadas para um terço de seu tamanho. Isso reduz o crescimento e permite que a planta caiba num vaso para bonsai. Depois, os galhos são podados. Isso deve ser feito com muito cuidado, para que a planta esteja tanto saudável como em uma forma tradicional de bonsai. Árvores bonsai são aparadas de forma que aparentem ser velhas e varridas pelo vento, como se elas tivessem crescendo em um penhasco há décadas. A poda é estressante para a árvore e deve ser feita apenas em um período saudável de crescimento e em momentos em que a árvore já não esteja estressada por mudanças no clima ou transplante para outro vaso. Uma árvore bonsai pode ser treinada com cabos e fio para guiá-la a ficar em uma determinada forma.

Manutenção

Depois que uma forma agradável for estabelecida, uma árvore bonsai deve ser aparada regularmente para manter sua silhueta. Depois de um período de tempo, ela também precisará ser transplantada para outro prato e suas raízes precisarão ser cortadas novamente. A exigência de água de uma árvore bonsai varia de acordo com as espécies, mas em geral, o solo deve ser uniformemente úmido, mas não alagado, e o vaso deve ter uma boa drenagem. As árvores bonsai também se beneficiam de borrifadas de água em suas folhas, para mantê-las úmidas e limpas. Como elas crescem em uma pouca quantidade de solo e gastam uma grande quantidade de energia em seu crescimento, é recomendado que elas recebam uma aplicação de fertilizante líquido a cada um ou dois meses. As árvores bonsai são mais saudáveis se forem postas num ambiente aberto durante os meses do verão, para que elas possam se beneficiar da luz do sol e de ar fresco.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article