Mais
×

Como fatiar presunto parma

Atualizado em 17 abril, 2017

O "prosciutto di parma", mais conhecido como presunto parma, é um tipo de presunto envelhecido que possui muitas utilidades culinárias. Na maioria dos supermercados você encontrará peças já fatiadas e seladas à vácuo, para garantir o seu frescor. No entanto, se tiver uma peça inteira, a maneira com que a fatiará será muito importante para o seu gosto. O presunto parma deve ser cortado bem fino, ou ficará muito forte e difícil de comer. Depois de tê-lo fatiado corretamente, é possível adicioná-lo a muitos pratos, desde antepasto até melão.

Instruções

Adicione as fatias de presunto à salada (salad image by Yuri Osadchi from Fotolia.com)
  1. Posicione o presunto parma no suporte horizontal ou verticalmente, dependendo da sua preferência. Aperte os parafusos ou pinças para segurar bem a peça.

  2. Retire a parte superior do presunto, também chamada de courato, para expor a carne rosada interna. Corte excessos de courato nos lados ou qualquer outra área se pretende fatiar essas seções.

  3. Comece a trinchar o presunto com um movimento lento e cuidadoso de serrote. Se for muito difícil, pode ser que precise afiar sua faca. Tente sempre manter uma superfície reta de corte para conseguir fatias iguais.

  4. Se o seu presunto parma veio com osso, faça cortes verticais ao redor do osso quando chegar nele. Continue fatiando como normalmente faria.

Dicas

  • Sempre use uma faca de carne recém afiada ao fatiar presunto parma.

Aviso

  • O presunto parma estraga mais rápido quando é fatiado e não fechado à vácuo. Se não planeja fatiar a peça inteira de presunto no momento, embale-a bem em um invólucro de plástico e guarde-a no congelador por até um mês.

O que você precisa

  • Suporte para presunto
  • Faca de carne
  • Invólucro plástico
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article