×
Loading ...

Como fatorar "x" ao cubo

Atualizado em 23 março, 2017

As variáveis, ou letras que usamos para substituir números de verdade em álgebra, funcionam como números - exceto que eles começam desconhecidos. o "x" é a variável mais comum, embora uma variável possa ser denotada por qualquer letra. Quando este está elevado ao cubo, que é marcado por um pequeno três no lado superior direito da letra, significa que o "x" está sendo multiplicado por ele mesmo duas vezes. Para fatorar o "x" ao cubo ou descobrir os números que o compõem, você terá que decompor a incógnita em pequenos números que multiplicados resultam nela, também conhecidos como fatores.

Instruções

Fatorar "x" ao cubo é mais fácil à mão do que com uma calculadora (keypad image by vashistha pathak from Fotolia.com)
  1. Aprenda fatoração. Um fator é um dos menores componentes de um número que, quando multiplicado por outro fator, resulta no número; nesse caso "x" ao cubo. Para fatorar um número, estude as diferentes regras da divisibilidade: por exemplo, todos números pares são divisíveis por dois, um número é divisível por três se, quando você somar todos os seus algarismos, eles resultem em um número divisível por três, por exemplo, nove.

    Loading...
  2. Aprenda sobre expoentes. Os expoentes descrevem quantas vezes um número é multiplicado por ele mesmo. O "x" ao quadrado, por exemplo, ou "x" à segunda potência, é simplesmente "x" multiplicado por ele mesmo uma vez. Já este fator ao cubo, portanto, é ele multiplicado por ele mesmo duas vezes.

  3. Use um exemplo real. Para entender melhor fatoração e expoentes, comece atribuindo um valor para "x", que fará o exemplo ficar mais claro; dois funcionará bem. Dois ao cubo é oito e seu fator é dois: dois vezes dois vezes dois.

  4. Decomponha "x" ao cubo em valores menores. Assim como os fatores de dois ao cubo são dois, dois e dois, os fatores de x ao cubo são igualmente simples: "x", "x" e "x".

  5. Simplifique se necessário. Se você estiver trabalhando com outros fatores no problema, além do "x" ao cubo, como coeficientes, frações ou outras variáveis, simplifique-os até estarem nos menores termos comuns e não poderem ser mais simplificados.

Loading...
Loading ...
Loading ...