Fatores que afetam o clima e o tempo

Escrito por alison j. walkley | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Muitos fatores afetam o tempo e o clima de uma determinada região, como a latitude, a altitude e a proximidade da área com oceanos ou cadeias montanhosas.

Outras pessoas estão lendo

Diferenças entre clima e tempo

Embora algumas pessoas usem os termos como sinônimos, existem muitas diferenças entre o clima e o tempo. O clima se refere ao padrão médio das condições do tempo em um local específico ao longo de vários anos, enquanto o tempo engloba os acontecimentos naturais que ocorrem na atmosfera todos os dias, incluindo temperatura e precipitação. Por exemplo, um furacão pode ocorrer na Flórida e em Connecticut (tempo), mas o clima da Flórida é muito mais quente do que o de Connecticut.

Latitude e altitude

A latitude, ou a distância de uma região em relação à linha do Equador, afeta muito o tempo e o clima de uma área. Se você estiver perto do Equador, o clima será mais quente, mas se for para o norte ou o sul do Equador, o clima será mais frio. Altitude, ou a altura de uma região em relação ao nível do mar, tem um efeito parecido, ou seja, quanto maior a altitude, mais frio será o clima.

Proximidade de oceanos

A terra e a água retêm quantidades diferentes de calor. A terra aquece mais rapidamente que a água, mas a água mantém o calor por mais tempo. A proximidade com a água deixa o clima moderado, enquanto climas terrestres são mais severos. Aqueles que vivem perto da água terão um tempo com ventos e mais úmido quando o ar quente da terra encontrar o ar mais frio da água e subir, deixando o clima com ventos e precipitação. Quanto mais você for para o interior, mais seco será o clima na maioria das regiões.

Montanhas

Zonas de montanha são geralmente mais frias do que as que cercam a terra, devido a altitudes mais elevadas. Regiões montanhosas bloqueiam o fluxo de massas de ar que se elevam para passar sobre o terreno mais elevado. O ar é resfriado, o que ocasiona condensação do vapor de água e precipitação. Sendo assim, o lado de uma montanha que estiver contra o vento, muitas vezes terá mais chuvas e vegetação e o lado a favor do vento muitas vezes será mais seco.

Vegetação

Assim como o clima determina os tipos de vegetação em uma determinada região, a vegetação pode contribuir para o tempo de uma região. Climas quentes e úmidos, nos trópicos, por exemplo, desenvolvem florestas tropicais; quanto mais árvores e plantas existirem, mais vapor de água haverá na atmosfera e mais úmida e fria será essa região. Os climas secos muitas vezes permitirão o crescimento de pastagens ou savanas com pouco vapor de água que contribuem para a atmosfera, mantendo o clima mais seco.

Inclinação da Terra

Como o eixo da Terra é inclinado em 23,5 ºC, temos as estações do ano. Um hemisfério se inclina para o sol durante metade do ano, enquanto o outro se afasta, e em seguida, a situação se inverte. Embora os climas das regiões da Terra (tropicais, temperados ou polares) permaneçam os mesmos sem importar a estação, o tempo é afetado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível