Fatores que afetam a oferta e demanda de telefones celulares do mercado

Escrito por jagg xaxx | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatores que afetam a oferta e demanda de telefones celulares do mercado
Milhões de telefones celulares são vendidos por ano (oval cell phone image by timur1970 from Fotolia.com)

A oferta e demanda são a base do sistema econômico mundial. Em um mundo de publicidade, marketing e promoções, há algumas dúvidas relacionadas ao fato de a demanda criar a oferta ou a oferta criar a demanda. Independentemente da resposta, não há dúvidas de que, na área de telefones celulares, o resultado é um mercado massivo. De acordo com o jornal The Guardian, do Reino Unido, em março de 2009 mais de metade da população mundial tinha contas de telefones celulares.

Outras pessoas estão lendo

Países em desenvolvimento

As vendas de telefones celulares nos países mais pobres aumentaram bastante de 2006 a 2010. A crescente disponibilidade e a diminuição do custos dos celulares e contas, em conjunto com a ausência de linhas fixas em muitas partes da África, resultaram em um mercado volátil no qual milhões de pessoas adquiriram celulares em um período muito curto. A intensidade dessas vendas parece ter tido uma breve duração e, agora, alguns fabricantes de telefones celulares acreditam que está havendo a saturação do mercado internacional.

As pessoas estão desistindo das linhas fixas

Outro fator que aumentou a venda de telefones celulares foi o fenômeno de pessoas que já tinham linhas telefônicas fixas e desistiram delas para fazer a utilização exclusiva de seus celulares. Já que os aparelhos celulares podem ser utilizados em casa ou em outros locais, muitas pessoas preferem pagar somente pela conta do celular e utilizá-lo como seu telefone residencial quando estiverem em casa.

Mensagens de texto

As mensagens de texto são um recurso dos telefones celulares que não existe nos telefones tradicionais. Este recurso adicional torna os celulares preferíveis em relação às linhas fixas para muitas pessoas, devido à flexibilidade de poder enviar mensagens a qualquer momento e acessá-las quando for conveniente. As mensagens de texto também são atrativas para as pessoas que não gostam de falar ao telefone e é útil em ambientes onde não é adequado falar alto ou receber chamadas.

Novos modelos

À medida que os novos tipos de telefones celulares são desenvolvidos e comercializados, eles se tornam atraentes para o segmento da população que, por motivos de concorrência, tendências ou necessidades comerciais, estão sempre no mercado em busca das atualizações mais recentes. À medida que os aparelhos celulares ficam menores, mais complexos e começam a oferecer cada vez mais opções, como acesso a e-mail, interface com computadores e jogos, muitas pessoas descartam seus telefones antigos e adquirem novos modelos. Esse processo de incentivo à obsolescência é tão antigo quanto o próprio capitalismo, já que aumenta os lucros dos fabricantes, mas vem sendo acelerado e enfatizado cada vez mais no mundo dos computadores e telefones móveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível