Mais
×

Fatores que afetam as taxas de câmbio

Atualizado em 13 junho, 2017

A moeda é uma unidade de troca usada para transferir bens e serviços. Diferentes países utilizam diferentes moedas e, para a troca de mercadorias entre dois países, é necessária uma taxa de câmbio. As taxas de câmbio variam diariamente -- o dólar dos EUA pode aumentar ou diminuir de valor em relação a outras moedas. Muitos fatores afetam o câmbio, incluindo o orçamento do governo, as tendências de inflação, o crescimento econômico e a estabilidade, o nível de comércio do país e a psicologia dos comerciantes.

As taxas de câmbio mudam constantemente (US Currency image by JJAVA from Fotolia.com)

Orçamento do governo

O orçamento do governo tem um enorme efeito sobre o valor da moeda. Se a receita do país é maior do que as suas despesas, o governo tem um superávit e a taxa de câmbio a aumenta. Se o orçamento está em um déficit, o valor da moeda cai.

Tendências de inflação

Um aumento da inflação leva a uma perda de valor da moeda de um país. A inflação reduz o poder de compra e a demanda por essa moeda. Às vezes, no entanto, se um país tenta controlar sua inflação aumentando a taxa de juros de curto prazo, a moeda pode se fortalecer.

Crescimento econômico e estabilidade

Um aumento na taxa de câmbio pode ser resultado de uma economia saudável. Países com elevados níveis de emprego, vendas no varejo e produto interno bruto normalmente têm um valor de moeda forte. A estabilidade ou instabilidade de uma economia também afeta a taxa de câmbio. Uma economia estável e financeiramente sólida manterá uma moeda forte, enquanto um país com uma economia instável vai ver uma diminuição no valor de sua moeda.

Níveis de troca

A demanda por bens é vista a partir do fluxo de comércio entre os países. Ela reflete a demanda pela moeda de outros países que trocam bens. Déficits comerciais podem ter um efeito negativo sobre as moedas.

Psicologia dos comerciantes

Quando os comerciantes tentam comprar uma moeda estrangeira forte, a demanda por ela aumenta, levando a um aumento no seu valor. Quando eles acreditam que uma moeda específica vai aumentar em valor, eles compram. Quando isso acontece, eles vendem a moeda, o que resulta em um aumento da oferta. Isso inevitavelmente resulta no declínio da taxa de conversão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article