Fatores que aumentam o PSA

Escrito por pauline lovingood | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatores que aumentam o PSA
O teste do PSA é usado como método de rastreamento para o câncer de próstata. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O antígeno específico da próstata (Prostate-specific antigen, PSA, em inglês) é uma proteína produzida pela glândula prostática. Alguns estudos mostraram uma relação entre altos níveis de PSA e câncer ou crescimento benigno da próstata. Apesar de o PSA não estar diretamente correlacionado com a presença de câncer de próstata, ele é um dos métodos usados na detecção da doença. Existem alguns fatores que aumentam o PSA, tanto por causas naturais quanto relacionados com a presença de câncer ou tumor benigno de próstata.

Outras pessoas estão lendo

Idade

O PSA aumenta naturalmente com a idade. Isso é devido ao crescimento natural da próstata ao longo da vida do homem. O câncer de próstata, que é mais predominante em idosos, também produz altos níveis de PSA.

Fatores que aumentam o PSA
Os níveis de PSA aumentam com a idade. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Raça

Homens caucasianos têm níveis mais altos de PSA do que os asiáticos ou afro-americanos. Contudo, os afro-americanos tem uma maior taxa de câncer de próstata e mortalidade em decorrência dessa doença, possivelmente devido à falta de métodos de detecção precoce.

Suspensão de medicamentos

Alguns medicamentos podem diminuir os níveis de PSA. Os médicos ajustam essa variável multiplicando o nível detectado de PSA por um número padrão. Suspender o uso desses medicamentos pode ter o efeito reverso, causando o aumento do nível de PSA. Converse com seu médico sobre os níveis de PSA se você parou de tomar finasterida, dutasterida ou outros medicamentos que afetam os hormônios masculinos.

Infecção

Infecções de próstata ou órgãos do sistema urinário podem causar um aumento no PSA. Prostatite, ou inflamação da próstata, aumenta os níveis de PSA. Essa infecção pode ser causada pela presença de bactérias e pode ser tratada com antibióticos. Um infecção do trato urinário (ITU) também pode causar aumento no PSA. Essas infecções são causadas por bactérias e podem ser tratadas com antibióticos. Uma ITU pode alterar os níveis de PSA por mais de seis meses após a cura.

Fatores que aumentam o PSA
Infecções de próstata ou trato urinário podem aumentar os níveis de PSA. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tumor benigno

O crescimento benigno do tecido da próstata pode causar um aumento no PSA. Conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB), o crescimento benigno da próstata pode ocorrer naturalmente conforme os homens envelhecem. Níveis elevados de PSA devido a HPB também podem indicar um câncer maligno.

Atividade sexual

A atividade sexual, incluindo relações sexuais ou ejaculações, podem causar um aumento no nível de PSA. Os homens que estão para realizar testes de PSA devem se abster de atividade sexual por alguns dias para uma leitura mais acurada dos resultados.

Câncer de próstata

A presença de câncer de próstata pode causar um aumento nos níveis de PSA. Um PSA elevado, entretanto, não é necessariamente um indício de câncer de próstata. Cientistas continuam a estudar e debater o uso do teste de PSA. Esse teste continua produzindo falsos-positivos e falsos-negativos. O teste é usado em conjunto com outros para determinar a presença de câncer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível